Nova norma da Prefeitura de Porto Velho reforça transparência no licenciamento ambiental
A norma está alinhada aos princípios da publicidade, eficiência e participação social
Portaria também padroniza os elementos obrigatórios nas publicações
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), publicou na última semana a Portaria nº 11/2025, que estabelece novas diretrizes para a divulgação de informações relacionadas a pedidos de licenciamento ambiental no município.
A medida reforça a transparência e amplia o rigor na comunicação de empreendimentos com potencial impacto ambiental, assegurando o direito da população de ser informada de forma clara e confiável, e a principal inovação da norma é a obrigatoriedade do uso de Identificação Civil Pessoal (ICP-Brasil) nas publicações feitas pelos empreendedores, conferindo autenticidade jurídica ao conteúdo divulgado.
Além disso, os veículos de comunicação responsáveis por veicular os avisos deverão manter os registros por, no mínimo, 20 anos, garantindo rastreabilidade e facilitando processos de auditoria no futuro.
“Estamos reforçando a transparência e ampliando o controle social sobre o licenciamento ambiental. A informação precisa chegar à população com clareza e validade jurídica”, afirmou o secretário da Sema Vinícius Miguel.
A portaria também padroniza os elementos obrigatórios nas publicações, que devem conter: nome do empreendimento, localização, tipo de licença solicitada, descrição da atividade e canais de contato. Os avisos deverão ser divulgados em meios de ampla circulação, tanto físicos quanto digitais.
A nova norma está alinhada aos princípios da publicidade, eficiência e participação social, previstos na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação. Além de fortalecer a proteção ambiental e o controle social, a medida oferece mais segurança jurídica aos empreendedores, ao tornar o processo de licenciamento mais claro, rastreável e tecnicamente consistente.
Demografia Médica 2025 aponta maior concentração de especialistas na rede privada
Pesquisa aponta que, pela primeira vez, as mulheres se tornarão maioria entre os médicos no Brasil. Já em 2025, irão representar 50,9% do total de profissionais
VOLTA DO TREM DE TURISMO NA MADEIRA-MAMORÉ JÁ NÃO É APENAS UM SONHO DISTANTE
Será a primeira vez que uma parceria entre a Secretaria de Turismo e uma operadora de turismo trarão um grupo europeu para a Capital rondoniense
MARINHA INVESTIGA NAUFRÁGIO DO BARCO HOSPITAL, QUE NÃO TINHA RACHADURA NEM QUALQUER DANO ESTRUTURAL
O assunto mereceu muitos comentários, tanto na mídia quanto nas redes sociais, incluindo críticas num vídeo, feitas pelo senador Confúcio Moura, que era Governador quando o Barco começou a atender os ribeirinhos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook