Novas formas de capacitações online atualizam extensionistas rurais em Rondônia
Cursos foram disponibilizados de forma on-line, por meio de plataformas digitais e links com material didático, com assessoramento direto do técnico administrador e, oferecido aos colaboradores capacitação de forma continuada
Desafios da nova Ater e ações concretas para o cumprimento dos compromissos
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) criou a Capacitação em Serviços de Ater (Capes) para promover atualização aos extensionistas, conseguindo driblar os desafios que surgiram com a pandemia, trazendo novas perspectivas ao seu corpo técnico e administrativo, valorizando o profissional e trazendo mais satisfação aos clientes, parceiros e mantenedores dos serviços de assistência técnica e extensão rural. Com isso também descobriu-se novos gargalos que promoveram um aumento na abrangência dos serviços de Ater e maior intercâmbio entre os profissionais.
O ano de 2020 pegou a todos de surpresa. Marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), trouxe medo, insegurança, instabilidade emocional e incertezas. Todos se perguntaram qual caminho deveriam seguir, e assim começou a busca por alternativas que minimizassem a frustação de não executar as ações meticulosamente planejadas para este ano e promover o bem-estar socioemocional de uma equipe ávida por colocar em prática o que já vinha sendo trabalhado desde 2019.
No ano passado, colaboradores da Emater-RO foram encorajados a vivenciar uma nova visão de assistência técnica e extensão rural (Ater). Através de treinamentos e capacitações cada colaborador, das 85 unidades operacionais distribuídas no Estado, tiveram a oportunidade de participar de atividades cujo intuito foi o desenvolvimento de habilidades e valorização da capacidade criativa, tendo por base os valores, a visão e a missão preconizadas pela entidade autárquica.
Ação conjunta com parceiros na capacitação de colaboradores em 2019
Em parceria com instituições como o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), entre outros, a Emater-RO cumpriu com seu compromisso de atualizar e nivelar seus colaboradores na nova proposta de atendimento técnico e prestação de serviços que acompanhasse a evolução dos tempos. E todos estavam preparados para colocar em prática seus novos conhecimentos no ano de 2020.
Na busca de colocar o conhecimento em prática e alternativas para enfrentar os desafios que a tecnologia estava impondo, surgiu a ideia para novas formas de se atualizar profissionalmente em um momento de isolamento social, onde a Emater-RO criou a Capacitação em Serviços de Ater (Caps). Para o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “essa foi uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional”.
“A Capes vislumbra soluções aos desafios da nova Ater e delineia ações concretas para o cumprimento dos compromissos tanto dos colaboradores, como do público externo e dos parceiros da autarquia”, explica Brandão, complementando que os técnicos tornaram-se agentes multiplicadores repassando aos colegas, com sua formação e experiência, alternativas de soluções inovadoras para o alcance de resultados mais efetivos e céleres.
Novas formas de capacitação
Os cursos foram disponibilizados de forma on-line, por meio de plataformas digitais e links com material didático, com assessoramento direto do técnico administrador e, oferecido aos colaboradores capacitação de forma continuada, com o intuito de impulsionar a capacidade e qualificação na gestão das unidades administrativas da Emater-RO. Nesse contexto, os participantes tiveram a oportunidade de participar de cursos como: agroindústria, bovinocultura, fruticultura, cafeicultura, gestão de Ater, piscicultura, entre tantos outros, de interesse ao desenvolvimento agroeconômico e social e das atividades de Ater.
Com essa nova perspectiva, o cenário que se espera para o futuro é de um público beneficiário dotado de informações tecnológicas que possam contribuir com o aumento da renda familiar rural através da diversificação do agronegócio familiar, voltado para o desenvolvimento sustentável, maior definição de cadeias produtivas nas diversas regiões do Estado, fortalecidas pela parceria de ações institucionais e agricultores satisfeitos com seus resultados.
Muitas dessas ações já estão sendo colocadas em prática e têm contribuído positivamente para o sucesso da propriedade rural e das ações do Governo por meio Emater-RO.
Mais de 20% das crianças estudam em escolas sem saneamento básico
Estudo do Observa aponta que pior situação é vivenciada na região Norte, onde mais de 70% dos estudantes carecem do serviço
População desocupada atinge 13,76 milhões em outubro, aponta IBGE
Houve alta de 2,1% em relação a setembro; taxa de desemprego atinge maior taxa desde maio
Prefeito recebe quase R$ 2 milhões do deputado Luizinho Goebel em visita à capital
Recurso será destinado para a Saúde e também para a construção de uma praça no bairro Jardim Eldorado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook