Novas profissões crescem: conheça profissionais que mudaram sua trajetória antes do sucesso

Culinária é um dos ramos que atraem pessoas que pretendem mudar de carreira

Redação
Publicada em 26 de outubro de 2020 às 11:38
Novas profissões crescem: conheça profissionais que mudaram sua trajetória antes do sucesso

O mercado de trabalho está em constante evolução e novas profissões são uma ocorrência comum nos tempos atuais. Isso proporciona diversas oportunidades para profissionais que queiram mudar sua trajetória e aqui será possível conhecer diversos que trocaram de carreira antes de encontrar o sucesso.

Carreiras no ramo de publicidade digital estão em alta

As carreiras relacionadas à internet estão em crescimento exponencial há anos e cada vez mais profissionais tentam uma guinada em direção a elas, com a história de Manuela Villela sendo um dos grandes exemplos de sucesso na transição.

Filha de dentistas, Manuela estudou odontologia na UFRJ para seguir a carreira dos pais. Após menos de cinco anos de formação, ela já contava com um emprego estável na área como dentista na Marinha e tudo indicava que ela continuaria nesse caminho.

Entretanto, faltava uma coisa. Villela afirma que ganhava um bom salário com o qual ela conseguia viajar e tirar férias, mas a rotina de mais de 10 horas por dia em uma profissão com a qual não se identificava estava deixando-a infeliz.

Depois de procurar inúmeras alternativas ela finalmente encontrou a publicidade e conseguiu dar o próximo passo para sua jornada. Ela estudou muito sobre o tema e se dedicou até conseguir o cargo de trainee em uma agência de branding.

Manuela afirma que durante os primeiros anos ganhava bem menos do que seu salário anterior e que sempre se sentia atrasada em relação aos outros trainees, mas isso só fez com que ela se dedicasse ainda mais ao trabalho e se esforçasse até o limite.

Seu trabalho duro deu resultado e dois anos depois do programa ela conseguiu entrar para o Google, onde atualmente é uma gerente de parcerias da plataforma com diversas marcas.

Inclusive, todos os setores relacionados a tecnologia estão muito aquecidos e a chegada do 5G em 2021 deve acelerar ainda mais o crescimento dessa área e possibilitar que ainda mais pessoas façam mudanças de carreira parecidas com a de Villela.

Poker é outro foco dos brasileiros

A carreira de competidor de poker é outra que tem atraído cada vez mais brasileiros que procuram uma guinada profissional e o atleta André Akkari, cuja trajetória é uma das mais bem-sucedidas da história, não apenas serve de inspiração, mas também como professor para interessados.

Akkari trabalhava em uma empresa de desenvolvimento de software para sites corporativos em São Paulo, onde nasceu, quando o chamaram para desenvolver o e-commerce de um site de poker e ele fez o download do programa para pesquisar mais sobre.

Depois de apenas alguns dias com o software no computador, Akkari já estava participando de torneios online e percebeu que, com muito treino e estudo de livros técnicos sobre poker, conseguiria seguir carreira como atleta profissional.

Notebooks proporcionam uma ótima plataforma de estudo para profissões como poker e publicidade digital

Depois de alguns anos ele acabou se tornando um dos melhores competidores do país, conseguiu uma parceria com a renomada PokerStars e chegou até mesmo a conquistar um bracelete de campeão mundial da World Series of Poker.

Hoje, ele ainda compete em torneios, mas seu maior foco é em desenvolver novos atletas através de diversos cursos de poker. Considerados os melhores programas de evolução de atletas no país, esses cursos costumam estar repletos de futuros novos profissionais que, assim como ocorreu com Akkari há anos, procuram uma mudança na carreira.

Profissões ligadas a restaurantes também estão em crescimento

Carreiras como chefs de cozinha e outras ligadas a culinária também são muito visadas pelos brasileiros. Existem muitas trajetórias de sucesso relacionadas ao setor e a do chef André de Melo é uma das mais impressionantes.

Formado em Direito, Melo chegou a vender o carro para se mudar para aprender espanhol diretamente na Espanha e conseguir uma carreira com algum ramo do direito internacional, mas depois de um tempo no país ocorreu algo inesperado.

André estava cansado de comer apenas refeições prontas, então decidiu aprender a cozinhar. Depois de pouco tempo ele já estava preparando jantares para os amigos e vendo que tinha potencial, logo passou a investir no seu desenvolvimento.

Pouco tempo depois um dos seus amigos lhe apresentou o chef Ivo do Vecchio Sogno e Melo conseguiu um estágio. Segundo suas próprias palavras, seus olhos chegaram a brilhar quando ele viu a cozinha profissional pela primeira vez e ele percebeu que havia encontrado seu verdadeiro chamado, tornando-se um chef após poucos anos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook