Novo sistema tributário, capacitações e gestão fiscal marcam ações desenvolvidas pela Secretaria da Fazenda de Porto Velho
Comprometimento com a facilitação do acesso aos serviços da Fazenda Municipal e simplificação do ambiente de negócios na abertura de empresas foi uma das prioridades instituídas pela secretaria
Novo sistema tributário, atualizado após mais de 20 anos, trouxe benefícios
Formular e implementar políticas públicas na área tributária e garantir o equilíbrio das receitas públicas são algumas das atribuições da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Este ano, a pasta desenvolveu ações que contribuíram para a modernização da administração pública, além de ter investido no aperfeiçoamento dos servidores.
A transparência mantida durante todo ano iniciou ainda no primeiro trimestre de 2023, com audiência pública aberta à população na Câmara Municipal de Porto Velho. Focada na transparência que corresponde à aplicação dos recursos públicos de forma inteligente, a Semfaz apresentou as metas fiscais cumpridas durante o ano de 2022. O balanço mostrou regularidade nas contas da Prefeitura e revelou que as despesas do município foram compatíveis com a receita do ano passado.
Entre as ações executadas para modernização dos processos realizados na Semfaz, está a implementação de um novo sistema tributário adotado pelo município, atualizado após mais de 20 anos. A ferramenta proporcionou uma série de benefícios para a administração e também aos contribuintes, pois reúne uma base de dados segura e atualizada com todas as informações cadastrais e tributárias. O modelo também permite que haja a integração e o compartilhamento de cadastros e informações fiscais entre as administrações tributárias da União, dos Estados e dos Municípios.
Capacitação contínua dos servidores foi um dos principais investimentos da pasta
Para promover a valorização dos servidores da Fazenda, houve investimento na capacitação, especialmente para aqueles que desempenham a função de auditores do Tesouro Municipal, capacitados de forma contínua para a aplicação de novas metodologias de fiscalização dos tributos municipais, bem como de fortalecimento do Poder de Polícia, alinhado à Lei de Liberdade Econômica, direcionada aos Fiscais Municipais de Tributos, assim dotando os servidores do Departamento de Fiscalização do conhecimento e metodologia necessários ao exercício de suas vocações institucionais.
PRAZOS E BENEFÍCIOS
Com objetivo de simplificar as atividades desenvolvidas pela equipe fiscal do município e também para a população que depende dos serviços da Fazenda Municipal, a Prefeitura de Porto Velho divulgou o Decreto nº 19.577, de 23 de novembro de 2023, que atualiza a tabela de classificação de risco com aumento de atividades passíveis de dispensa de licenciamento de funcionamento.
Secretaria ofereceu opções de quitações de dívidas com vantagens à população
A Semfaz adotou ainda estratégias que envolveram a prorrogação do pagamento de impostos e ofereceu opções de quitações de dívidas com vantagens à população. Como, por exemplo, a prorrogação do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal de Contribuintes (Refis), que garante aos munícipes descontos de até 100% nos juros e multas ou parcelar em até 60 vezes o débito junto ao município.
Houve também a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para todas as famílias beneficiadas com o Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como foi concedida a dispensa do pagamento da Receita de Serviços Administrativos de Averbação. A medida abrangeu 17 conjuntos habitacionais de Porto Velho.
Para o titular da pasta, João Altair, o comprometimento com a facilitação do acesso aos serviços da Fazenda Municipal foi uma das prioridades instituídas durante a gestão da Semfaz em 2023.
Lançado edital de chamamento público para vendedores ambulantes no período de Carnaval
O cadastramento de ambulantes interessados para participação no processo de habilitação será realizado presencialmente de 15 de janeiro de 2024 até 31 de janeiro de 2024
Matrículas na rede municipal de ensino de Porto Velho vão até 12 de janeiro
Pais e responsáveis que fizeram inscrição na Chamada Escolar 2024 devem ficar atentos ao prazo
Rondônia bate recorde na agilidade da abertura de empresas com avanço em ações do Governo do Estado
A Junta Comercial funciona 100% na modalidade digital por meio do ‘‘Empresa Fácil RO’’ que facilita, agiliza e simplifica os trâmites para a abertura de empresas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook