Novos casos de Covid-19 no socioeducativo sobem 668% em fevereiro

Seguindo uma tendência que ocorre desde o início da pandemia, as pessoas servidoras do sistema representaram um em cada sete dos relatos de novos casos da doença

Leonam Bernardo Agência CNJ de Notícias
Publicada em 09 de março de 2022 às 15:07
Novos casos de Covid-19 no socioeducativo sobem 668% em fevereiro

No sistema prisional, mais de 10 mil testes foram realizados no último mês - Foto: Mufid Majnun/Unsplash

As contaminações pela Covid-19 no sistema socioeducativo reportadas pelos estados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tiveram um acréscimo de 668% em fevereiro, em comparação com o mês anterior. Foram quase 2 mil registros da doença identificados a partir de 2,6 mil testes. Seguindo uma tendência que ocorre desde o início da pandemia, as pessoas servidoras do sistema representaram um em cada sete dos relatos de novos casos da doença.

No sistema prisional, houve aumento de 68% no registro de novos casos em comparação com o mês de janeiro, com mais de 7,4 mil novos casos reportados entre pessoas presas e funcionários e funcionárias – vale destacar que em janeiro o índice de contaminações já havia superado em cerca de 10 vezes os dados de dezembro de 2021. Mais de 10 mil testes foram realizados no último mês. A disseminação da variante ômicron pode ser um dos fatores que contribuíram para a nova onda de contaminações em ambos os sistemas.

Confira o boletim de casos, óbitos e da vacinação nos sistemas prisional e socioeducativo

No sistema prisional, o registro de novos óbitos, por outro lado, caiu 63%. Houve relato de quatro mortes, sendo três delas de pessoas presas e uma entre servidores e servidoras. No socioeducativo, todas as 120 vítimas reportadas desde o início da pandemia foram de funcionárias e funcionários — três delas no último mês.

O monitoramento dos casos, óbitos e do avanço da vacinação é realizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ desde junho de 2020. O trabalho tem o apoio do programa Fazendo Justiça, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do Departamento Penitenciário Nacional, para incidir em desafios no campo da privação de liberdade.

A partir de janeiro, o monitoramento ocorre de forma mensal. A forma de apresentação dos dados no informe está passando por reformulação para atender ao atual momento de monitoramento da pandemia, além de ficarem concentradas em uma única publicação, e não mais em duas.


Evolução do total de casos no sistema socioeducativo

Vacinação

A cobertura vacinal com a aplicação da segunda dose ou dose única já chega a 71,2% no socioeducativo, entre adolescentes e equipes, com a ressalva de que o último censo dessa população foi divulgado pelo Sinase em 2019, com dados de 2017, e pode estar defasado em relação ao cenário atual.​

No sistema prisional, a cobertura vacinal no sistema segue abaixo da média nacional: até agora, 56,7% do total de pessoas presas e servidores e servidoras receberam o ciclo completo com a aplicação da segunda dose ou dose única, ante 72% no restante do país. Esse dado considera o último levantamento populacional das prisões no Brasil, disponibilizado pelo Depen em junho de 2021, com exceção das pessoas em regime aberto e domiciliar e que, portanto, têm acesso ao programa nacional de vacinação. Por esse motivo, pode haver um descompasso com a real população atual dos presídios e, consequentemente, com os dados da vacinação, que são acompanhados mensalmente.


Evolução do total de casos no sistema prisional: início de 2022 tem pico de contaminações

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook