Núcleo de Justiça Restaurativa do TJRO certifica facilitadores na Acuda

Um Círculo de Construção de Paz celebrou a conquista de pessoas privadas de liberdade, funcionários da Acuda e do Patronato

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 10 de novembro de 2023 às 15:59
Núcleo de Justiça Restaurativa do TJRO certifica facilitadores na Acuda

O Núcleo de Justiça Restaurativa do Poder Judiciário de Rondônia realizou no último dia 25 de outubro, a entrega de certificados às pessoas privadas de liberdade e funcionários do Patronato e da Acuda - Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso que participaram da "Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas", realizada entre 19 e 23 de junho de 2023..

Como forma de honrar a participação de cada um(a) e demonstrar reconhecimento pela dedicação e empenho ao curso, materializados por meio do certificado, a equipe técnica do Núcleo de JR realizou um Círculo de Celebração com todos os presentes. “Foi um momento de muita alegria para todos(as), uma celebração conjunta que destaca a relevância da formação e o potencial das práticas restaurativas em meio comunitário. Ambiência esta que vem recebendo a atenção e o apoio da Coordenadoria de Justiça Restaurativa na elaboração de estratégias e promoção de ações que contribuem para a transformação da sociedade e do nosso sistema penal”, destacou a facilitadora de práticas restaurativas Luciana Martins, que coordenou a atividade do dia junto ao colega e facilitador Roger Bressiani.

A capacitação promoveu o ensino de técnicas e ferramentas da Justiça Restaurativa, cuja metodologia está ancorada em valores e princípios que direcionam a prática de tratamento de conflitos para abordagens mais saudáveis, norteadoras de uma Cultura de Paz. As práticas restaurativas vêm sendo aplicadas em vários segmentos do Poder Judiciário, e têm se mostrado uma ferramenta poderosa de transformação de conflitos e pacificação social. A atividade promovida destacou, também, a importância da colaboração dos parceiros institucionais e do apoio da Coordenadoria do Programa Estadual de Justiça Restaurativa - CPJR do TJRO e da Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron..

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook