Número de desocupados cai 35,2% em Rondônia
Em comparação ao 4º trimestre de 2021, tanto o número de ocupados quanto o de desocupados manteve-se estável
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostrou que, entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, o número de desocupados em Rondônia diminuiu 35,2%, passando de 96 mil pessoas para 62 mil. No sentido contrário, o número de ocupados aumentou 11,3%, subindo de 845 mil trabalhadores para 896 mil. Em comparação ao 4º trimestre de 2021, tanto o número de ocupados quanto o de desocupados manteve-se estável.
A pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra ainda que o estado permanece entre as unidades federativas com menor taxa de desocupação. Com um índice de 6,9%, Rondônia está na quinta posição, atrás de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%), Mato Grosso do Sul (6,5%) e Paraná (6,8%).
Em relação à quantidade de empregados, a PNAD Contínua aponta um aumento de 9,2% entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021, com destaque para os empregados do setor privado (exclusive trabalhador doméstico), que representou 67,7% dos empregados.
A pesquisa também salienta que três segmentos de atividade do trabalho principal representam 58,4% das pessoas ocupadas em Rondônia: o comércio, com 169 mil ocupados, representou 20,3%; o setor agropecuário, com 167 mil trabalhadores, correspondeu a 20%; e a administração pública, com 151 mil ocupados, equivaleu a 18,1%.
Outro ponto analisado pela PNAD Contínua é sobre a informalidade, que em Rondônia manteve-se estável, em 48,2%. Informais são os empregados sem registro em carteira, empregadores e trabalhadores conta própria sem CNPJ.
TRT RO/AC abre cadastro para médicos interessados em perícia
Após cadastro validado, esses profissionais estarão aptos a atuar como perito nos processos trabalhistas que tramitam no tribunal, quando designado pelo magistrado
Operações ambientais são tema de reunião entre MPRO e Polícia Militar Ambiental em Alta Floresta do Oeste
A visita de cordialidade foi a primeira após o Major Adenilson Silva Chagas assumir o comando da regional da Comarca, com objetivo de estreitar laços entre as instituições para possíveis ações futuras
CNH Digital poderá ser usada para identificar candidatos do Enem
Inscrições poderão ser pagas por Pix ou cartão de crédito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook