Nutricionista explica a importância de uma alimentação saudável
Maus hábitos alimentares podem causar complicações à saúde
Alimentação balanceada é recomentada pela nutricionista
Um novo ano começa e com ele a renovação de votos e promessas para 2023. Para quem busca refazer as pazes com a balança, a nutricionista da rede municipal de saúde, Ana Moura dos Santos, dá algumas dicas. A opção por um estilo de vida mais saudável está atrelada à prevenção de diversas doenças.
“A regra de ouro, principalmente neste período de férias, é: se exagerar muito na alimentação em um dia, no outro opte por uma alimentação mais líquida, com bastante legumes, frutas e fibras. O segredo é não guardar remorso, mas estar disposto a corrigir certos hábitos alimentares que podem trazer complicações à saúde ao longo do novo ano”, explica Ana Moura.
Atuando na Policlínica Rafael Vaz e Silva, na região central de Porto Velho, a nutricionista acompanha, diariamente, o que um histórico de má alimentação pode resultar na vida de um paciente.
“Como nutricionista na rede pública, o que mais encontro são pessoas que já desenvolveram um quadro de obesidade, hipertensão ou diabetes. Quando investigamos, normalmente encontramos um paciente que sofre com estresse e não pratica uma atividade física. Somente a partir do diagnóstico é que passam a repensar o seu estilo de vida e uma alimentação balanceada”, explica a servidora.
Nutricionista da rede municipal de saúde, Ana Moura dos Santos
Ainda segundo a nutricionista, para quem optar por uma nova dieta em 2023, o primeiro passo é conhecer o seu próprio corpo, identificando o seu metabolismo e o biotipo específico, uma vez que há uma dieta individualizada para cada caso.
“Acredito que a lição para 2023 é manter um relacionamento positivo com a sua dieta. Não corte totalmente os alimentos que você goste de comer, apenas insira ele na sua dieta sem exageros. Somado a isso, a orientação é reduzir o estresse e iniciar uma prática esportiva. Não espere o corpo dar sinais de mudança, comece com ela desde já”, finaliza.
Frigorífico é obrigado a indenizar morador por mau cheiro e poluição ambiental
No dia da vistoria foram presenciados muitas aves se alimentando do material em decomposição, como urubus, garças branca e gavião
Ações de saúde buscam conscientizar a população sobre a importância do combate à hanseníase
A doença tem cura, o tratamento é gratuito e pode ser feito nas unidades básicas de saúde
Presos no quebra-quebra em Brasília dizem que foram financiados por empresários do agro em Rondônia
Rondônia é um dos estados mais bolsonaristas do Brasil, onde empresários e políticos atuam intensamente para financiar as manifestações antidemocráticas que visam um golpe de estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook