O DIA NA HISTÓRIA

O “BOMBRIL” DA NOSSA IMPRENSA- Magro, em verdade magérrimo, o paraense Vinicius Abrahão Coutinho Danin era uma figura

Lúcio Albuquerque
Publicada em 27 de agosto de 2023 às 09:05
O DIA NA HISTÓRIA

27.8.2023 - BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA
1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira.

1941 – Portaria do delegado Oliveira Lima, Chefe de Polícia manda apreender todos os ovos de tartaruga coletados nas praias ou animais menores de 40 centímetros, que devem ser devolvidos aos rios.

1950 – O deputado federal Aluízio Ferreira informou ao governo do Território estar autorizado, pelo governo federal, o funcionamento da Rádio Difusora do Guaporé.

1967 – Coordenado pelo jornalista Vinícius Danin acontece na buate “Taba do Cacique”, o lançamento do concurso “Miss Objetiva Internacional”.

1984 – Em sua crônica “História Antiga”, o professor Esron Penha dd  Menezes lembra a participação dos militares para dar a Rondônia uma rodovia – no caso a BR-364.

1990 – A saga e o abandono a que eram submetidos pelo Tribunal de Justiça dos Territórios Federais, em Brasília, os juízes designados para os Territórios, em Brasília, é tema de artigo do desembargador Hélio Fonseca.

COMEMORE
Dia Nacional do Psicólogo. Dia do Corretor de Imóveis. 

Católicos celebram Santa Mônica. 

BRASIL

1840 — O Imperador D. Pedro II cria as Companhias de Aprendizes Nacionais, depois Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil. 1972 — O primeiro trecho da Rodovia Transamazônica é inaugurado pelo presidente Médici.

MUNDO 

551 a.C – Data provável do nascimento de K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni, o filósofo Confúcio. 1955 - Lançado o Guinness World Records, publicação anual com recordes, reconhecidos internacionalmente. 

FOTO DO DIA

O “BOMBRIL” DA NOSSA IMPRENSA

Magro, em verdade magérrimo, o paraense Vinicius Abrahão Coutinho Danin era uma figura. Literalmente, em termos de jornalismo, “jogava nas onze”.

Filho de um editor do jornal “Província do Pará”, ainda bem jovem ia para a redação, até que um dia o pai o chamou e o colocou numa função de chefia. Editor de obituários.

Passou a repórter, no início da década de 1950. “Homem da noite”, Danin conviveu com produtores de eventos. Um dia como muitos outros paraenses, deu com os costados em Porto Velho.

Aproximou-se do jornal “Alto Madeira”, também da Rede Associada, como a “Província do Pará”. 

No “AM” foi editor-chefe, também em “A Tribuna”, com a mesma função, atuando como promotor de eventos, com shows de artistas, concursos de misses, jogos de futebol, é considerado o “pai” do Copão da Amazônia, e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Durante bom tempo Danin ora estava em Porto Velho, ora em Cuiabá, sempre no jornalismo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook