O DIA NA HISTÓRIA

Inaugurada a ferrovia Madeira-Mamoré

Lúcio Albuquerque
Publicada em 01 de agosto de 2020 às 08:18
O DIA NA HISTÓRIA

RONDÔNIA: Inaugurada a ferrovia Madeira-Mamoré.

COMEMORA-SE: Dia do Selo Postal Brasileiro, o selo “olho de boi”. Dia do Poeta de Literatura de Cordel. Dia Mundial do Aleitamento Materno. Católicos lembram Sete Irmãos Macabeus, Santo Afonso Maria Ligório e São Pedro Fabro. Dia do Cerealista.

FATOS: 1498 — Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a visitar o que é hoje a Venezuela. 1774 — O cientista britânico Joseph Priestley descobre o oxigênio gasoso, corroborando a descoberta feita pelo químico teuto-sueco Carl Wilhelm Scheele. 1901 — Nasce Pedro Aleixo, vice-presidente do Brasil de 1967/71, negou-se em assinar o AI-5. 1966 — O governo comunsita da China Expurgos realiza violentos expurgos de intelectuais e professores. 1971 — O ex-Beatle George Harrison, realiza o  Concerto para Bangladesh, no Madison Square Garden, em Nova York. 1993 — O presidente Itamar Freanco implanta o Cruzeiro Real, como nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro. 

FOTO DO DIA: 1912 – Meses depois de concluída, a ferrovia Madeira-Mamoré foi oficialmente inaugurada no dia 1 de agosto, com a viagem de uma comitiva formada por técnicos e engenheiros da construtora, alguns com as esposas e filhos, de Porto Velho a Guajará-Mirim, e, conforme relatos, um prego de ouro teria sido colocado num dos dormentes da base dos trilhos, em Guajará, para marcar o evento. A construção da ferrovia fez parte do Trtado de Petrópolis, pelo qual o Brasil anexou as terras do Acre e construiria uma estrada de ferro como compensação para a Bolívia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook