O DIA NA HISTÓRIA - 03 DE JULHO!

1981 – “Não há pessoa expert total em Educação”, disse o professor Euro Tourinho Filho, diretor da Fundacentro

Lúcio Albuquerque
Publicada em 03 de julho de 2023 às 10:34
O DIA NA HISTÓRIA - 03 DE JULHO!

RONDÔNIA:

1947 – No distrito de Ariquemes, a chegada de aviões do Aeroclube de Porto Velho, com apresentações sobrevoando a vila, foram recebidos com festejos e discursos. 

1957 – Fogos na noite do Território, e não pela nomeação de novo governador. O programa “A Voz do Brasil” informou que o presidente JK regulamentou a Lei da aposentadoria do funcionalismo. 

1962 – Milton Lima toma posse como governador do Território, o 14º desde sua criação. 

1981 – “Não há pessoa expert total em Educação”, disse o professor Euro Tourinho Filho, diretor da Fundacentro. “A futura Universidade Federal deve formar profissionais voltados ao interesse do Território”.

1986 – A falta de mão de obra especializada está levando a construção civil rondoniense a parar as obras, conforme o presidente da Associação dos Empreiteiros Ronam Reis.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (data móvel). Dia Mundial sem sacolas plásticas. 201 anos da criação do Ministério da Justiça. Dia dos Incrédulos. Dia do Juiz de Paz. Católicos celebram São Tomé (apóstolo). Santo Inácio de Loyola . Santo Justino de Jacóbis. 

BRASIL:

1822 – O  Príncipe-Regente Dom Pedro de Bragança (Pedro I), através de Decreto, cria o Ministério da Justiça. 1923 – Morre o ator Leonardo Villar (n. 1923), em 1962 ganhou, com o filme “Pagador de Promessas” a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

MUNDO:

1918 – O Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar o voto feminino. 2001 – Nos EUA, é implantado o 1º coração artificial totalmente autônomo.  

FOTO DO DIA: ARAUTOS DAS “NOVAS”

Numa época em que notícias do país e do mundo só chegavam via telegrama, ou quando jornais de Manaus e outras capitais vinham com viajantes, mesmo que de barco, saber o que acontecia no mundo era complicado.

Nos Correios o telegrafista era muito paparicado, mas não era sempre que dava informações. 

Poucos tinham um aparelho de rádio em casa, cujo som era prejudicado pelos humores da estática, e ouvindo o noticiário o transmitiam: eram os “Arautos das novas”, sendo comum que visitantes aparecessem nas horas de noticiário da Rádio Nacional, a mais ouvida então. 

No Mercado Municipal (*) atual Mercado Cultural, dono de um rádio e presença diária no local, o médico Osvaldo Piana (pai do governador Osvaldo Piana Filho, 1991/94), fornecia uma “geral” dos acontecimentos ao chegar ao local aos que estavam ali.

Outro grupo também muito procurado era o dos rádios-amadores que começaram a operar no fim da década de 1940, e em 1954 constituíram a seção local da Labre. 

https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/minha-vivencia-e-conhecimento-sobre-a-cidade-de-porto-velho-as-quatro-portas-do-mercado-municipal
(F. Mercado Municipal, incendiado em 1966)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook