O DIA NA HISTÓRIA 05 DE MARÇO!

1942 – Boletim do Conselho Federal de Comércio cita: há cerca de 100 embarcações nos leitos dos rios amazônicos, 10 delas no Rio Madeira, que banha Porto Velho (Cons. Fed. do Comércio)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 05 de março de 2023 às 20:15
O DIA NA HISTÓRIA 05 DE MARÇO!

RONDÔNIA: 1922 – A adolescente Doquinha Braga foi a vencedora do “Concurso de Predicados”, realizado pelo jornal “Cometa”, em Porto Velho. 5 – 1942 – Boletim do Conselho Federal de Comércio cita: há cerca de 100 embarcações nos leitos dos rios amazônicos, 10 delas no Rio Madeira, que banha Porto Velho (Cons. Fed. do Comércio). Dia 5 – Em 1988 – Sandra Luiz Rodrigues Jorge, Miss Rolim de Moura, é eleita Miss Rondônia.

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Música Clássica. Dia do Filatelista Brasileiro. Dia da Integração Cooperativista. Católicos celebram São João José da Cruz, Santo Adriano de Rovigo.

BRASIL: 1887 – Nasce o compositor Heitor Villa-Lobos (m. 1959). 2000 – O Papa João Paulo II beatifica 30 mártires do Rio Grande Do Norte trucidados, em 1645, por índios e holandeses.

MUNDO: 1616 — O Vaticano coloca em sua lista de “livros proibidos” a obra de Nicolau Copérnico Das revoluções das esferas celestes, sobre questões de astronomia. 1940 — Stalin, ditador soviético, manda fuzilar 25 mil poloneses, no Massacre de Katyn. 1946 — O líder inglês Winston Churchill usa pela 1ª vez a frase “Cortina de Ferro”, para referir à União Soviética.

FOTO DO DIA: Para algumas pessoas, o simples fato de serem tratadas por 'doutor', isso lhes parece poder se situar acima dos outros profissionais. Eu, mais o Ciro Pinheiro e o Paulo Ayres éramos membros de uma comissão que fazia a checagem de documentos dos filiados ao Sindicato dos Jornalistas. 

Chego ao gabinete do prefeito e encontro lá um advogado que me chama reservadamente, elogia o trabalho da imprensa etc e eu lá, olhando sem entender a razão de tanta coisa. Diz que conhece meu trabalho e fica me elogiando, aí ele dá o bote.

“Preciso de um favor seu e sei que você pode me ajudar. Quero que consiga uma carteira de jornalista para mim.” 

'Não tem problema, doutor - respondo, eu consigo isso sem qualquer dúvida e quero que o senhor apenas me faça uma gentileza em troca”.

O cara, todo animado, pergunta o que quero e respondo.
'O senhor me dá uma carteira de advogado'.
Pra que eu disse isso. O cara subiu nas tamancas:

'Respeite minha profissão'. Aí eu aproveitei o gancho: 'Porra, se você não respeita a minha, como quer que eu respeite a sua?”. 

Muitos anos depois o doutor advogado quando me via fechava a cara.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook