O DIA NA HISTÓRIA - 05 DE NOVEMBRO!

1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 05 de novembro de 2021 às 09:19
O DIA NA HISTÓRIA - 05 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Língua Portuguesa. Dia Nacional do Técnico Agrícola. Dia da Ciência e da Cultura, Dia Nacional do Radioamador. Dia do Protético. Dia Nacional do Designer. Dia Mundial da Conscientização sobre Tsunamis. Católicos lembram São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista; Ss. Donino, Teótimo e Companheiros, Mártires.

RONDÔNIA: 1921 – Pela lei 1126, do Amazonas, deixa de existir a comarca de Porto Velho, então município daquele Estado, voltando a ser anexada à de Humaitá. 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, na Praça Rondon, em Porto Velho.

BRASIL: 1826- É inaugurada no Rio de Janeiro a Escola de Belas Artes, 1ª instituição brasileira para ensino das artes plásticas. 1849 — Nasce Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor cognominado “Águia de Haia”. 1893 – Nasce Heráclito Sobral Pinto, advogado e defensor dos direitos humanos. 1975- Na ONU, o Brasil vota a favor de um projeto que condena o Apartheid na África do Sul. 1975 – Entra no ar a TV-Educativa, agora TV -Brasil. 1982- Inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itaipu,  a maior do mundo na época. 2015- A barragem da mineradora Samarco (MG) se rompe, destruindo toda uma região e com muitas vítimas.

MUNDO: 1605 – Desarticulada a “Revolução da Pólvora”, plano terrorista para explodir o parlamento inglês. 1935- Surge o jogo "Monopoly" (EUA), no Brasil conhecido por "Banco Imobiliário".  2007 - O sistema operacional móvel Android é disponibilizado pelo Google.


FOTO DO DIA: Posse do engenheiro Clodoaldo Nunes, na prefeitura de Cacoal, em 1980, nomeado pelo governador Jorge Teixeira. O município, com terras férteis para a produção agrícola, surgiu a partir da fixação de colonos que chegaram, a partir do final da década de 1960, pela BR-364, em busca de lotes rurais, gerando uma cidade de grande potencial econômico e turístico, localizada bem no centro do Estado. Em 1977 Cacoal passou a ser município, gerando o desenvolvimento regional que o levou a ter desmembrada uma grande área, surgindo a partir daí vários outros municípios. Em 2020 havia 63 mil e 400 eleitores com população estimada em mais de 85 mil habitantes. A sede do município é cortada pela rodovia BR-364, distante 480 KM da capital Porto Velho. Na foto, esq/dir, estão os ex-prefeitos Josino Brito, Reginaldo Joca, Clodoaldo Nunes e Divino Cardoso.
 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook