O DIA NA HISTÓRIA 05 DE SETEMBRO!
1981 – A bancada do MDB contesta, no Congresso Nacional, a passagem de Territórios a Estados - no caso de Rondônia o projeto já está em fase de análise
RONDÔNIA:
1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal espírita A Luz da Verdade, o 1º veículo de comunicação de caráter religioso na região.
1926 – Em Santo Antônio (MT), 2 brindes na rifa realizada por uma moradora, uma “machina” de costurar e um candeeiro.
1967 – Decreto do presidente Costa e Silva passa a responsabilidade de Educação nos Territórios, do ministério do Interior ao de Educação.
1943 – Último ano em que o município amazonense de Porto Velho festejou a criação da Província do Amazonas.
1981 – A bancada do MDB contesta, no Congresso Nacional, a passagem de Territórios a Estados - no caso de Rondônia o projeto já está em fase de análise.
1984 – O problema de energia elétrica em Rondônia é grave. Em Cacoal, 3ª cidade mais importante do Estado, funcionários da Centrais Elétricas/Ceron, temem agressões ao andar nas ruas.
1987 -A seccional da OAB indicou dois advogados para funcionarem junto ao Ministério Público, no julgamento em que seus José Milton Rios e Carlos Figueiredo, acusados do assassinato do advogado Agenor Carvalho.
HOJE É:
Dia da Amazônia. Dia Internacional da Mulher Indígena. Católicos celebram Santa Madre Teresa de Calcutá,
BRASIL:
1.850 – O imperador D. Pedro II cria, desmembrada da Província do Grão Pará, a Província do Amazonas, incluindo o atual Estado de Roraima.
MUNDO:
1972 – Terroristas palestinos invadem o alojamento de Israel, na vila olímpica em Munique, matando 17 pessoas, a maioria dormindo. 1494 – Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas.
FOTO DO DIA: UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (V)
Oitenta e nove anos após desaparecer, ninguém sabe o paradeiro do tenente Fernando Oliveira.
O historiador Abnael Machado de Lima citou o livro “Desbravadores”, de Vitor Hugo que em uma das páginas dizia: “Em verdade (o tenente) foi vítima de vingança de certos brancos”.
Pode ser apenas mais uma versão, como outras tantas. A única certeza é que desde aquele domingo, 29 de julho de 1945 o tenente Fernando nunca mais foi visto.
E nenhuma investigação surtiu mais que violência contra os que foram torturados para obter informação, sem sucesso.
Uns 2 anos antes de morrer, em 2021, o historiador Francisco Matias disse ter descoberto uma neta do oficial, residente em Humaitá, mas nunca deu certo irmos. O repórter fotográfico Rosinaldo Machado falou-me de um velho em Ariquemes que garantia ter visto, na manhã seguinte ao sumiço do oficial, 2 homens jogaram um saco grande fechado, numa interseção da estrada e depois fecharam o espaço usando um trator.
Eu fui a Ariquemes, mas o cidadão já havia morrido.
Gravíssima situação climática em Rondônia devido às queimadas é tema de reunião no TCE
A reunião foi coordenada pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, e pelo vice-presidente e relator das Contas do Governo, Paulo Curi Neto
MPF recomenda que Seduc apresente projeto para melhoria urgente das escolas indígenas
Em 2023, 87 crianças indígenas foram matriculadas em escolas urbanas porque suas aldeias não têm escola; onde há, a estrutura é precária
MPF recomenda que Seduc apresente projeto para melhoria urgente das escolas indígenas
Em 2023, 87 crianças indígenas foram matriculadas em escolas urbanas porque suas aldeias não têm escola; onde há, a estrutura é precária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook