O DIA NA HISTÓRIA 05 DE SETEMBRO!

1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal espírita A Luz da Verdade, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso na região

Lúcio Albuquerque
Publicada em 05 de setembro de 2022 às 08:42
O DIA NA HISTÓRIA 05 DE SETEMBRO!

HOJE É: Dia da Amazônia (Lei nº 11.621/2007). Dia dos Irmãos. Dia Internacional da Caridade (ONU). Dia Internacional da Mulher Indígena. Católicos celebram Santa Madre Tereza de Calcutá, Santo Aconto, São Nono, São Herculano, São Taurino.

RONDÔNIA: 1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal espírita A Luz da Verdade, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso na região. 2019 – O governador Marcos Rocha sanciona Lei ratificando ato do 1º governador do Território do Guaporé, Aluízio Ferreira que em 1945, por decreto, designou Nossa Senhora de Nazaré padroeira de Rondônia.

BRASIL: 1494 — Portugal ratificação do Tratado de Tordesilhas, com a Espanha. 1852 – O Amazonas passa a ser Província, desmembrada da Província do Pará. 1969 – A Junta Militar que governa o Brasil publica o AI-13, que prevê o banimento de basileiros do país. 

MUNDO: 1666 — Fim do Grande Incêndio de Londres: Dez mil prédios, incluída a Antiga Catedral de São Paulo, são destruídos.  1972 – Terroristas palestinos invadem alojamento da delegação de Israel e massacram vários atletas nos Jogos Olímpicos de Munique.

FOTO DO DIA: Entre 1909, quando saiu a primeira edição do jornal “The Porto Velho Times”, e 1912 quando foi a inauguração da estrada, mais dois outros jornais circularam na, hoje, capital rondoniense, sempre impressos na gráfica da construtora da ferrovia Madeira-Mamoré e, como tal, quase todas edições integralmente em língua inglesa. Um deles, o “The Porto Velho Marconigran”, edição de dezembro de 1910, no entanto, trazia em sua logomarca uma frase em espanhol, “La vida sin literatura y quinina es muerte”, talvez uma campanha de conscientização dos trabalhadores da obra de se prevenirem contra a malária, que naquele ano foi feita pelo cientista brasileiro Osvaldo Cruz, que veio a Porto Velho contratado pela empresa construtora para uma ação contra a malária.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook