O DIA NA HISTÓRIA - 10 DE ABRIL!
1979 – Toma posse o último governador do Território de Rondônia, que seria o primeiro do Estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira
RONDÔNIA: 1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim (até 1943 pertencente ao Estado de Mato Grosso, depois a Rondônia). 1979 – Toma posse o último governador do Território de Rondônia, que seria o primeiro do Estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira. 1982 – Em Porto Velho inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho.
COMEMORA-SE: Dia da Engenharia. Dia da Engenharia Militar. Dia do Engenheiro Metalurgista. Católicos lembram Santa Madalena de Canossa e São Macário.
FATOS: 1710 — O Estatuto da Rainha Ana, a primeira lei que regula os direitos autorais, entra em vigor na Grã-Bretanha. 1826 - Decreto do imperador D. Pedro manda "executar o tratado entre D. João VI (Portugal), e Sua Majestade o Imperador do Brasil sobre o reconhecimento da independência e do Império do Brasil". 1912 — O RMS Titanic deixa o porto de Southampton (ING), em sua primeira e única viagem. 1985 — Morre a poetisa e escritora Cora Coralina. 2015 – Encontro histórico: Barak Obama (EUA) e Raul Castro se cumprimentam, após mais de meio século os dois países separados.
FOTO DO DIA: Década de 1910 – Sede (incendiada em 1950) da empresa “Guaporé Rubber Cia” (Guajará-Mirim), a 100 metros de onde hoje é a Loja TOP. Seu gerente era o coronel Paulo da Cruz Saldanha que a adquiriu em 1931, quando o consórcio anglo-canadense abandonou a Madeira-Mamoré. Comprava toda a produção da região: borracha, poaia (ipecacuanha), castanha, peles de animais etc. Foi até 1950 a segunda maior empresa em (hoje) Rondônia, transportando carga e passageiros em dois barcos, de Guajará a Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). (Dicas acadêmico Paulo Saldanha/foto acervo J. Luiz Kerdy)
Entidades de trabalhadores pedem liminar que determine lockdown nacional
Na ação, os autores afirmam que a condução do país durante a pandemia coloca em risco os direitos à saúde e à vida
ABI contesta emprego abusivo de ações judiciais de reparação de danos contra jornalistas e órgãos e imprensa
A associação argumenta que decisões judiciais, na fixação da indenização, produzem efeito silenciador da imprensa, em afronta à liberdade de expressão, de informação jornalística e do direito à informação
Quarteto finalista da Superliga reforça seleção feminina de vôlei
Além delas, ponteira Natália também é convocada por Zé Roberto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook