O DIA NA HISTÓRIA - 10 DE FEVEREIRO
1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional, em Porto Velho, é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, sendo eleito presidente o médico Ernesto Laudelino de Almeida
FOTO DO DIA: Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior (sentado), patrono da diplomacia brasileira, chefiou várias missões interfronteiras, a mais importante que resultou no Tratado de Petrópolis, que resultou no fim da questão acreana e uma das compensações Bolívia foi a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. “Daí surgiu a Estrada de Ferro-Madeira-Mamoré, Porto Velho, o Território do Guaporé, o Território de Rondônia e, finalmente o Estado de Rondônia”, narra o jornalista José Carlos Sá Júnior em https://www.banzeiros.com.br/2018/11/17/um-tratado-dificil/. O professor e historiador Francisco Matias, que se encontra recuperando de covid, tem um livro intitulado “Tratado de Petrópolis” pronto para ser impresso.
RONDÔNIA: 1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional, em Porto Velho, é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, sendo eleito presidente o médico Ernesto Laudelino de Almeida.
COMEMORA-SE: Dia do Atleta Profissional (Profissão reconhecida no Brasil em 1998 através da Lei nº 9615). Dia Mundial das Leguminosas. Católicos lembram Sana Escolástica, padroeira das monjas, e crianças com convulsões. Também invocada contra as chuvas e tempestades.
FATOS: 1430 — Filipe III de Borgonha, cria a Ordem do Tosão de Ouro, a mais prestigiada, exclusiva e cara Ordem de Cavalaria do mundo. 1890 — Nasce o russo Boris Pasternak, autor do clássico “Doutor Jivago”. 1897 – Nasce Maria Escolástica da Conceição Nazaré,”Mãe Menininha do Gantois”, mãe-de-santo brasileira, filha de Oxum, a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do país. 1912 — Bombardeio da cidade de Salvador com o objetivo de forçar a renúncia de Aurélio Viana, então governador da Bahia. 1912 — Morre José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, diplomata e empresário brasileiro. 1927 — Lançamento na Alemanha do filme futurista de Fritz Lang, Metrópolis. 1932 - Nascimento do cantor fluminense Cauby Peixoto. 1932, Walt Disney registra e publica o desenho do rato mais famoso do mundo, o rato Mickey. 1939 — Criação do Parque Nacional do Iguaçu, Brasil. 1940 — Stálin, aliado a Hitler e ditador da União Soviética deporta milhões de poloneses para a Sibéria. 1945 - O Rei Jorge VI, da Inglaterra, inaugura em Londres os trabalhos preparatórios da Organização das Nações Unidas (ONU). 1946 – Com participação de 51 nações, acontece em Londres a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas. 1960 — Capturado, quando sobrevoava e fotografava instalações militares da União Soviética, pilotando um avião-espião U-2, o piloto Gary Powers (EUA) é trocado pelo espião soviético Rudolf Abel. 1965 — Fechamento da companhia aérea Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores. 1967 — Fundação da Universidade de Caxias do Sul. 1983 - Astrônomos britânicos descobrem um novo astro, com capacidade energética maior que a do sol. 1984 - O Vaticano e os Estados Unidos reatam as relações diplomáticas. 1994 — Criação da Agência Espacial Brasileira.
São Lucas acata recomendação do MPF e antecipa formatura de alunos de medicina
Redução no quadro de médicos de Rondônia determina urgência na formação de novos profissionais
Presidenciável Luiza Trajano apresenta seu vídeo de campanha sobre vacinação nacional
Bilionária, empresária diz que pretende vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano
Tenente-coronel da PM sofre ataque racista em palestra virtual da USP
O tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo Evanilson de Souza, que é negro, falava sobre o programa de combate ao racismo que desenvolve na corporação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook