O DIA NA HISTÓRIA 11 DE FEVEREIRO!

1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território Federal do Guaporé, criando a Guarda Territorial, que em 1975 passaria a ser a Polícia Militar

Lúcio Albuquerque
Publicada em 12 de fevereiro de 2024 às 08:22
O DIA NA HISTÓRIA 11 DE FEVEREIRO!

RONDÔNIA:

1917 - Morre Oswaldo Cruz (n. 1872) médico, bacteriologista, epidemiologista atuou na prevenção à malária na EFMM.

1918 - A maior atração do “domingo gordo”, em Porto Velho, será o desfile, de 15 carroças, 9 delas tendo como ocupantes crianças em trajes típicos de países aliados na Guerra. 

1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território Federal do Guaporé, criando a Guarda Territorial, que em 1975 passaria a ser a Polícia Militar.

1976 – Através de licitação o governo do Território reduziu o preço unidade do Diário Oficial, de CR$ 4 a unidade (na gráfica do Território) para 0,78 na gráfica contratada.

1981 – A viúva do advogado Agenor de Carvalho, morto quando dormia em sua casa, pede à Justiça que os mandantes do crime paguem, individualmente, CR$ 20 milhões cada.

1985 – “Fico no governo até 15 de março e quem vai indicar meu substituto é o presidente Tancredo Neves”, disse o governador Jorge Teixeira, que vai sair do PDS naquele mesmo dia.

HOJE É:

Dia Mundial do Enfermo. Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. 

BRASIL:

1917 - Morre Oswaldo Cruz (n. 5.8.1872) médico, bacteriologista, epidemiologista atuou na prevenção à malária na EFMM. 1922 — Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil.

MUNDO:

660 a.C — Data tradicional da fundação do Japão pelo imperador Jimmu. 1534 — Henrique VIII da Inglaterra é reconhecido como chefe supremo da Igreja da Inglaterra. 1858 — 1ª aparição da Virgem Maria (Nossa Senhora de Lourdes) a Bernadette Soubirous.

FOTO DO DIA: A LINOTIPO, ATRAÇÃO DA MENINADA

Ano de 1980 ou 81, por aí, em que a redação do jornal Alto Madeira, ainda na Barão do Rio Branco em frente à Praça Jonatas Pedrosa, sempre recebia grupos de crianças, de escolas diversas para uma visita que começava pela redação e era encerrada na oficina.

Ali uma máquina sempre chamava a atenção, e por motivo bem simples: era enorme, trabalhava com chumbo aquecido a mais de 200 graus, usada para compor para impressão os textos.

Lógico que com essa temperatura as visitas eram sempre pela manhã, quando estavam frias, porque um pingo do chumbo seria suficiente para provocar queimadura, e com tantas crianças em torno, sempre havia perigo.

Em síntese, a linotipo era uma máquina de composição de tipos de chumbo, inventada em 1884 pelo alemão Ottmar Mergenthaler, o que foi fundamental avanço na história das artes gráficas. (*)

Foto: O linotipista Maranhão, observado do jornalista Edinho, mostra a linotipo e fala de suas funções a crianças da escola “Chapeuzinho Vermelho”
(*) https://www.qconcursos.com/questoes-do-enem/questoes/a75260f7-7c

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 12 DE FEVEREIRO!

O DIA NA HISTÓRIA 12 DE FEVEREIRO!

1904 – O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis: O Brasil assume o Acre e manda construir a ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira, o que dá à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico