O DIA NA HISTÓRIA 13 DE JANEIRO!

Dia 13 - 1955 – No seringal “Novo Sertãop” (Guajará-Mirim), um homem foi morto por índios e o jornalista Emílio Santiago, do jornal local “Imparcial”, desapareceu na selva, encontrado 12 horas depois

Lúcio Albuquerque
Publicada em 13 de fevereiro de 2023 às 11:43
O DIA NA HISTÓRIA 13 DE JANEIRO!

RONDÔNIA: Dia 13 - 1955 – No seringal “Novo Sertãop” (Guajará-Mirim), um homem foi morto por índios e o jornalista Emílio Santiago, do jornal local “Imparcial”, desapareceu na selva, encontrado 12 horas depois. (AM). Dia 13 - 1990 – Durante homilia o padre Emílio La Noce, vigário da catedral católica, disse ser preciso que a sociedade valorize mais  a mulher, inclusive na Igreja (AM). Dia 13 – Em 1992 – Criados os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara. Rondônia passa a ter 40 municípios – atualmente são 52.

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rádio (ONU). Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (BR).  Dia Internacional do Preservativo. Dia Internacional da Epilepsia (data móvel). Católicos lembram Santa Catarina de Ricci. São Martiniano. Beato Jordão da Saxonia.

BRASIL: 1542- Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o Rio Amazonas. 1967 — A inflação obriga o governo a trocar a moeda: o “Cruzeiro” passa a ser o “Cruzeiro Novo”.

MUNDO: 1808 – Thomas Edson observa o “efeito termiônico” - aumento do fluxo de elétrons que saem de um metal, pelo aumento de temperatura. 1883 — Morre Richard Wagner (n. 1813) compositor, autor de obras como a “Cavalgada das Walquirias”. 2005 — Morre a Irmã Lúcia de Jesus dos Santos (n. 1907), uma das três crianças que presenciaram as Aparições de Fátima.

FOTO DO DIA: Em 1983 – Logo após ser eleito prefeito (o 1º pelo voto) de Cacoal, Josino Brito, de calça escura, recebe o governador Jorge Teixeira, já na condição de titular da prefeitura cacoalense.
Josino Brito, cearense, chega à região depois chamada Cacoal na condição de garimpeiro de diamante, no Rio Machado, mas com a instalação do povoado, inicialmente Nova Cassilandia, Josino passa a atuar no ramo de medicamentos, como vendedor de remédios e, em razão disso, era chamado “Farmacêutico”.

Na primeira eleição a prefeito de Cacoal, em 1982, Josino Brito foi eleito com 4.859 votos, tendo como vice Josino Duarte (TRE-RO), e logo após assumir, uma tragédia aconteceu: a explosão do quartel da Polícia Militar, com 11 mortos.
Na administração Josino Brito foi feita doação de área da prefeitura para instalar em Cacoal a faculdade de Educação, mais tarde Unesc (*).

Na foto (esq/direita) O deputado estadual Zuca Marcolino, o federal Chiquilito Erse, Teixeira, Josino e o deputado estadual José Bianco.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook