O DIA NA HISTÓRIA 15 DE AGOSTO!
1981 – “Não falei nada, e se falei não sustento”, disse o vereador João Bento, sobre acusações dele à justiça acerca da morte do advogado Agenor Carvalho
RONDÔNIA:
1823 – A Província do Grão Pará (PA/AM/RO/AP/RR), adere à Independência do Brasil.
1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (incluiria depois o “da Silva”), que, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma lenda em Guajará-Mirim .
1918 – Festa em Presidente Marques (Guajará-Mirim) para Candido Rondon, que inspecionou a linha telegráfica, saudado, ao chegar, pelo médico José de Mendonça Lima.
1946 – Só uma mulher– Jacyra Figueiredo – na diretoria do - Centro Guaporeense de Letras, que visa incentivar “as letras e as artes” no Território.
1981 – “Não falei nada, e se falei não sustento”, disse o vereador João Bento, sobre acusações dele à justiça acerca da morte do advogado Agenor Carvalho.
1981 – O deputado federal Isaac Newton (PDS-RO) anuncia: A Lei que cria o Estado está em revisão do ministro Leitão de Abreu e será votada este ano.
1986 – A Funai tem 2 problemas sérios: ameaças de “Araras” e “Gaviões” a invasores de terras, e a morte de 2 colonos pelos Uru-eu-uau-uau em Bom Princípio,(atual município de Seringueiras).
HOJE É:
Dina Nacional das Gestantes. Dia das Santas Casas de Misericórdia. Dia do Analista de Sistemas. Dia dos Soleiros. Católicos celebram Assunção de Nossa Senhora, São Tarcísio, São Stanislau Kostka,
BRASIL:
1825 – Nasce Bernardo Guimarães (m. 1884), escritor, autor de “A Escrava Isaura” etc. 1942 – Até dia 21 os navios brasileiros (Baependi, Aníbal Benévolo, Araraquara, Itagiba e Arará) são torpedeados por submarinos alemãs entre Sergipe e Alagoas. 2007 — Morreo jornalista Joel Silveira (n. 1918), jornalista, considerado o melhor repórter brasileiro, esteve na II Guerra, na Itália.
MUNDO:
1939- Estreia “O Mágico de Oz”, clássico do cinema. 1945 — Pela 1ª vez a voz do imperador japonês é ouvida no rádio comunicando que o Japão perdeu a guerra.
FOTO DO DIA: UM SEQUESTRO, HÁ 25 ANOS
Como em toda Amazônia, também em Rondônia é comum ouvir-se falar de desaparecimentos de não-índios nas selvas, como um telegrafista na região de Costa Marques na década de 1950.
Em 1945 sumiu na região da hidrelétrica de Samuel o tenente Fernando Oliveira: sequestrado por índios, alucinação, devorado por feras e acusações de que o então governador do Território, Aluízio Ferreira, estaria envolvido. Nada comprovado.
Em 1979 o garoto Fábio Prestes (6 anos), foi sequestrado por índios Uru-eu-uau-uau quando brincava na beira do Rio Jamari com 2 irmãos, que morreram flechados. Uma das versões era que foi levado "para crescer e ser reprodutor na tribo."
A mãe de Fábio apelou ao governador Jorge Teixeira que a desencorajou de fazer buscas do filho com outros colonos. Logo depois outro ataque dos uau-uau, morrendo o sitiante Daniel Castro.
Nenhum dos desaparecidos retornou e pouco ou quase nada a Funai conseguiu fazer, possivelmente por falta de recursos.
O sertanista Apoena Meirelles atuou na pacificação dos Uru-eu-au-au (Foto Pedro Martinelli)
Seca extrema no Rio Madeira ainda afeta navegação e força medidas emergenciais
Defesa Civil Municipal intensifica monitoramento e distribui hipoclorito nas comunidades ribeirinhas
MP se mexe contra queimadas; Porto Velho amanheceu, nesta quinta, com a pior qualidade do ar do Brasil
Conforme o integrante do MPRO, “a gravidade da situação requer ação coordenada e eficaz para minimizar os impactos ambientais e à saúde pública
PF divulga processo seletivo para credenciamento de instrutores de armamento e tiro
As inscrições deverão ser realizadas do dia 26 de agosto de 2024 ao dia 06 de setembro de 2024
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook