O DIA NA HISTÓRIA 16 DE MARÇO!
1991 – Um dia depois de assumir o cargo, o governador Osvaldo Piana anuncia uma prioridade: saldar o débito de 2 meses de salários atrasados deixados pelo antecessor
RONDÔNIA:
1919 – Em Guajará-Mirim um comerciante sírio teve a casas invadida por policiais (MT), sendo fuzilado..
1983 – O MP confirmou: os matadores do advogado Agenor Carvalho irão ao Tribunal do Juri.
1983 - O deputado federal Isaac Newton cobrou ao DNPM a instalação de uma delegacia em Porto Velho, citando que além da cassiterita, há outros minerais na região que justificam o órgão.
1984 – Muito elogiado o primeiro treino de tiro real das alunas a sargento do contingente feminino pioneiro da PM-RO.
1991 – Um dia depois de assumir o cargo, o governador Osvaldo Piana anuncia uma prioridade: saldar o débito de 2 meses de salários atrasados deixados pelo antecessor.
HOJE É:
Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Dia Nacional do Ouvidor. Dia da Liberdade de Informação. Católicos celebram São João de Brébeuf, São Isaac Jogues, Santo Hilário e São Taciano,
BRASIL:
1957 — Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais – incluindo a EFMM. 1990 — A ministra Zélia Cardoso de Melo anuncia o confisco das cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros.
MUNDO:
1872 — O Wanderers F.C. vence a 1ª Copa da Inglaterra, a competição de futebol mais antiga do mundo. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o 1º foguete propelido a combustível líquido do mundo. 1998 — O papa João Paulo II pede desculpas pelo silêncio de católicos romanos durante o Holocausto.
FOTO DO DIA: JK MATA A COBRA E MOSTRA O PAU (I)
Um ditado comum na região, usado quando alguém pretende demonstrar que uma pessoa cumpre o que prometeu, é “Mata a cobra e mostra o pau”.
Talvez este possa ser o significado da caminhada (FOTO) do presidente Juscelino Kubistchek, sorridente, sobre a enorme árvore derrubada momentos antes por ele.
A árvore separava as turmas de trabalhadores – a saída de Cuiabá e outra de Porto Velho – na abertura da BR-29 (364). Conversei com várias pessoas que estavam presentes, como o jornalista Euro Tourinho (jornal Alto Madeira) que garantia ter sido autor desta foto, cujo filme entregou a um repórter da revista “O Cruzeiro”.
Dos que conversei constam o historiador Esron Menezes e o ex-deputado Walter Bartolo. Contavam momentos de tensão: como quando a árvore, cujo tronco já havia sido circundado pelo mesmo trator usado para derrubá-la, de modo a que ficasse mais fácil a ação do presidente.
Ao lado de JK tinha o operador Cervo e, quando a árvore deu uma balançada, ele agiu rápido, evitando um desastre. Em seguida a árvore veio abaixo.
Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país
Projeto Trauma deve ser instalado no Ministério da Saúde até 2026
Moraes será relator do inquérito sobre assassinato de Marielle
Investigação, que estava no STJ, chegou ao Supremo na quinta-feira
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook