O DIA NA HISTÓRIA 16 DE OUTUBRO!
1990 – Candidato a governador mais votado no turno, o senador Olavo Pires é assassinado em Porto Velho às vésperas do início do returno
RONDÔNIA:
1919 – O governo federal estuda a instalação de um posto telegráfico num local no Rio Guaporé, permitindo acesso a esses serviços a moradores e viajantes da região.
1938 – A empresa “Condor” expande seus voos até Guajará-Mirim, mas antes instala sua estação telegráfica para dar mais segurança a seus aviões.
1982 – O professor Euro Tourinho Filho assume, perante a ministra da Educação Ester de Figueiredo Ferraz, o cargo de reitor da Universidade Federal de Rondônia, o primeiro da Unir.
1983 – O governador Jorge Teixeira admitiu em reunião com vereadores a possibilidade de ser candidato ao Senado em 1986, a primeira vez que Teixeira fala do assunto publicamente.
1990 – Candidato a governador mais votado no turno, o senador Olavo Pires é assassinado em Porto Velho às vésperas do início do returno.
COMEMORE:
Dia Mundial da Alimentação. Dia da Ciência e Tecnologia. Dia do Anestesiologista. Católicos celebram Santa Edviges da Silésia, Santa Margarida Maria Alacoque, São Geraldo Majella.
BRASIL :
1936– Inaugurado o 1º aeroporto civil brasileiro, o Santos Dumont (RJ).
MUNDO:
1975 – O polonês Karol Wojtyla (1920/2005) é eleito papa, o primeiro não italiano desde 1522. 1843 — William Rowan Hamilton inventa os quaterniões, um sistema tridimensional de números complexos. 1916- É aberta a 1ª clínica de controle de natalidade, em Nova York.
FOTO DO DIA: 1990 – EM RO O ANO NÃO ACABOU
Zuenir Ventura, mestre da literatura não ficção, eternizou um dos períodos mais críticos da história recente do Brasil no livro “1968 – o ano que não acabou”.
Em 1990 o Estado pela segunda vez escolheria seu governador, mas era a primeira que tínhamos três pretendentes com chances de chegar.
1990 foi o nosso “ano que não acabou”. Para o returno classificaram-se o senador Olavo Pires (79.456) e Valdir Raupp (ex-prefeito de Rolim de Moura 78.893). Em 3º lugar, com 72.155 votos, o deputado estadual Osvaldo Piana que, finda a apuração, viu-se cercado de emissários dos dois do returno, na tentativa de que influenciasse na escolha final de seus eleitores, a favor de um dos finalistas.
Mas o destino – para os que nele acreditam – tinha traçado outra rota. No início da noite de 16 de outubro Olavo foi morto, com uma mudança radical na rota eleitoral.
Convocado pela Justiça eleitoral, o terceiro, Piana, ganhou a eleição e Raupp, o segundo do turno, ficou novamente em segundo.
(F. No dia 17, o “Alto Madeira” antecipava, com base na legislação eleitoral, que Piana seria convocado)
Energisa marca presença no Show Clássicos do Mundo do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer
Distribuidora foi uma das principais patrocinadoras do evento que encantou o público
Xadrez rondoniense TEve FIM DE SEMANA AGITADO COM a edição 2023 do jerab
As equipes das AABBs do Norte tiveram um fim de semana agitado e de muitas competições em todas as modalidades na sede campestre da AABB de Porto Velho neste final de semana
Encontro reúne mais de 400 mulheres do agro em Rondônia
Evento foi realizado no sábado, 14, em Ariquemes, e se consolida com um dos principais do estado voltado para a mulher agro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook