O DIA NA HISTÓRIA - 19 DE ABRIL!

1944 – Fundada a Cooperativa Central dos Seringalistas do Guaporé, tendo como presidente Homero de Castro Tourinho

Lúcio Albuquerque
Publicada em 19 de abril de 2021 às 09:09
O DIA NA HISTÓRIA - 19 DE ABRIL!

RONDÔNIA:  Em 1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local chamado Porto Velho dos Militares, depois só Porto Velho. 1944 – Fundada a Cooperativa Central dos Seringalistas do Guaporé, tendo como presidente Homero de Castro Tourinho. 

COMEMORA-SE: Dia do Exército Brasileiro. Dia do Índio. Católicos lembram Santa Ema, e São Leão IX e Santo Expedito, chamado o “Santo das Causas Justas e Urgentes”. 

FATOS: 1213 — Começa o 4º Concílio de Latrão com a bula "Vineam Domini Sabaoth", definindo o papel da Eucaristia, instituindo o dogma da transubstanciação. 1529 — Início da Reforma Protestante. 1648 — Batalha dos Guararapes: um exército formado por brasileiros, portugueses, negros e índios vencendo os holandeses. 1882 — Nasce Getúlio Vargas, que foi ditador e presidente do Brasil. 1882 – Morre o autor da Teoria da Evolução das Espécies, Charles Darwin. 1886 — Nasce o poeta  Manuel Bandeira. 1941 - Nasce o cantor Roberto Carlos. 2011 — Fidel Castro deixa o Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

FOTO DO DIA: Dia do Exército. Historicamente ele surge quando índios, negros, portugueses e brasileiros se juntaram para expulsar os holandeses do Nordeste. Essa junção é comemorada como data da formação do Exército brasileiro que, no caso de Rondônia, desde a criação do Forte Príncipe tem grande presença o que passa pela Missão Rondon, as instalações militares em 1932 (Porto Velho, Guajará-Mirim e Forte Príncipe), 5º BEC em 1966 e, mais recentemente, o trabalho  e apoio a diversos eventos como na cheia de 2014, e na atual epidemia, além da formação cidadã que oferece aos seus membros. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho, atua também no Acre e Amazonas – foto do 54º BIS, em Humaitá (AM).

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook