O DIA NA HISTÓRIA 20 DE MARÇO!

1956 – Mesmo derrotado em 1954, o ex-deputado federal Aluízio Ferreira pediu ao presidente JK a troca de governador do Território, mantido por intervenção do deputado Joaquim Vicente Rondon

Lúcio Albuquerque
Publicada em 20 de março de 2023 às 18:37
O DIA NA HISTÓRIA 20 DE MARÇO!

RONDÔNIA: 1940- Voando à baixa altitude, um avião da Condor, na rota Porto Velho/Forte Príncipe (RO), foi atacado a flechadas, e não foi a primeira vez, ao passar sobre uma tribo próximo ao Forte. 1956 – Mesmo derrotado em 1954, o ex-deputado federal Aluízio Ferreira pediu ao presidente JK a troca de governador do Território, mantido por intervenção do deputado Joaquim Vicente Rondon. 1976 – Primeira, e então única mulher eleita em Rondônia (vereadora em Guajará Mirim), a professora Aliete Morhy ainda não definiu se irá à reeleição - foi reeleita. 1984 - Mais de 50 caminhões-tanque estão atolados num imenso lamaçal na estrada de acesso ao porto da Petrobrás, no Bairro Nacional (PVh), ameaçando o desabastecimento de combustível no Estado.

COMEMORA-SE: Dia do Contador de Histórias, Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, Dia Nacional de Atenção à Disfagia, Dia Internacional da Felicidade (ONU), Dia Mundial da Saúde Bucal, Dia Mundial sem Carne, Dia Nacional da Aquicultura.
Católicos celebram São Serapião,  São João Nepomuceno, São João Ábade,  São  Ambrósio de Sena.

BRASIL: 1969 — Fundada no Brasil a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, substituindo o Departamento de Correios e Telégrafos – DCT. 2006 - Inauguração do Museu da Língua Portuguesa (SP).

MUNDO: 1570 — O rei Sebastião I (PORT) promulga a Lei sobre a Liberdade dos Gentios, declarando todos os índios livres. 1883 — Assinada a Convenção para a Proteção da Propriedade Industrial. 1916 – Albert Einstein publica a Teoria da Relatividade. 1966 — A Taça Jules Rimet, o troféu de campeão mundial de futebol foi furtada em Londres, mas encontrada logo depois. 

FOTO DO DIA EU, O MONTEZUMA E O APOENA

Apesar de trabalharmos sempre para veículos diferentes, jornais daqui e de outros estados, eu e o Montezuma Cruz fizemos algumas matérias pelo menos diferentes e até ficamos detidos no Palácio Presidente Vargas, ou quando matérias nossas eram entregues, pela equipe do telex dos Correios para autoridades da segurança,  coisas assim.

Creio que bem no início da década de 1980 fomos pautados a fazer uma matéria sobre o que nossos editores, em São Paulo, chamaram de “guerra de índios”, entre duas tribos na região de Cacoal, se a memória não falha, foi que um dos lados roubou mulheres do outro lado.

Fomos direto para a base da Funai no posto “Sete de Setembro”, terra dos Suruí, uma das tribos envolvidas. Havia outro motivo, estava no local um sertanista muito respeitado, Apoena Meirelles.

Chegamos, perguntamos pelo “Apo”, ele estava deitado numa rede, embalando, abanando com uma folha bem grande, não sei precisar qual era o vegetal.

Quanto à tal “guerra de índios” nada daquelas cenas hollywoodianas dos cinemas americanos. Segundo a informação as duas tribos haviam se aquietado, as feridas saradas e  ficou a expectativa de outro confronto, em outra data.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook