O DIA NA HISTÓRIA 23 DE DEZEMBRO!
1984 – O anúncio de que o ex-deputado federal Jerônimo Santana é o nome do PMDB em 1986 ao governo, gerou críticas. Para deputado Amizael Silva: “Será um retrocesso”
RONDÔNIA:
1938 - A Sociedade São Vicente de Paula vai realizar uma ação especial para os “vicentinos” e entregar 50 auxílios a famílias pobres.
1955 – Os filhos de funcionários da Madeira-Mamoré recebem da empresa presentes de natal, entregues pelo diretor-geral Walter Bedrwertrh em cada um dos pontos de parada do trem.
1956 – O prefeito Walter Montezuma publica nota convidando a população de Porto Velho a assistir à implantação da Árvore de Natal, na Praça Rondon.
1981 – Uma grande recepção deverá ter amanhã o governador Jorge Teixeira, retornando de Brasília para Porto Velho, agora capital de Estado.
1984 – O anúncio de que o ex-deputado federal Jerônimo Santana é o nome do PMDB em 1986 ao governo, gerou críticas. Para deputado Amizael Silva: “Será um retrocesso”.
1990 – Reeleita deputado estadual, Odaísa Fernandes vê nuvens escuras no próximo ano, para Rondônia e cita como responsável único o atual governo estadual.
1990 – A Procuradora-geral do Estado, Aliety Morhy, deu posse a 10 procuradores aprovados recentemente em concurso.
HOJE:
Dia do Vizinho. Católicos celebram São João Câncio,
BRASIL:
1873 – O Barão de Mauá estabelece a 1ª ligação telegráfica do Rio dde Janeiro a Belém, PA. 1822 — Morre Frei Galvão (n. 17390, santo brasileiro. 1910 – Liderado por Deolinda Casro, é fundado o Partido Republicano Feminino, que teve um papel crucial no movimento pelo sufrágio feminino no país.
MUNDO:
1947 — Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell. 1954 — O primeiro transplante renal bem-sucedido é realizado em Boston, Estados Unidos, pela equipe do cirurgião Joseph Murray.
1954 — O primeiro transplante renal bem-sucedido é realizado em Boston, Estados Unidos, pela equipe do cirurgião Joseph Murray.
FOTO DO DIA: MT DÁ EXEMPLO OU É EXCEÇÃO?
Há tanto tempo, Rondônia, por motivos diversos, mantém engavetados projetos de criação de novos municípios, o caso mais latente é o de Extrema, com mais estrutura que vários outros municípios, mas que continua preso a desculpas.
Aliás, Extrema até aparece citado em publicações não mais como distrito e sim como o 53º município rondoniense, sem autonomia, o que faz lembrar aquele período de há 43 anos, quando apesar de todas as evidências ainda éramos Território.
E como Território – diziam governistas e oposicionistas – o tratamento de Brasília “é que somos cidadãos de 3ª classe”, reclamavam o emedebista Cloter Mota e o arenista Jacob Atallah, ou o governador Humberto Guedes.
E qual a razão do “exemplo” de Mato Grosso? Está aprovado e pronto para ser instalado o mais novo município do Brasil, Boa Esperança do Norte, projeto comum da Assembleia Legislativa e Sefaz/Governo do Estado, com aval do STF.
Extrema, a mais de 300km de sua sede municipal, Porto Velho, também Jacy-Paraná (foto), a 90 KM, continuam “na gaveta”.
Em liminar, Justiça determina limite para cancelamentos e atrasos em voos de Porto Velho
Juiz considera análise do Instituto Escudo Coletivo que aponta discriminação contra Rondônia no transporte aéreo
Supervisão Ambiental assegura equilíbrio entre obras e preservação na BR-319
Monitoramento constante garante obras sustentáveis e alinhadas às normas ambientais
Rondônia amplia detecção de HIV em 2023
O estado também dobrou número de usuários da PrEP. O Brasil cumpriu mais uma meta da ONU para eliminar a aids como problema de saúde pública: diagnóstico em 96% das pessoas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook