O DIA NA HISTÓRIA 24 DE FEVEREIRO!
1987 – Pela 1ª vez uma mulher assume a presidência da Assembleia Legislativa/RO, a vice-presidente Odaísa Fernandes fica no cargo até o retorno do presidente Sidney Guerra, que está viajando

RONDÔNIA:
1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consulado.
Publicidade
1976 – O governador Humberto Guedes pilota um trator e derruba da primeira árvore, iniciando o traçado da cidade de Ariquemes.
1983 – Abertas na Polícia Militar inscrições para candidatas a sargentas.
1986 – O governador Angelo Angelin (PMDB), apesar das pressões de seu partido, mantém o decreto de retornar aos órgãos de origem todos os funcionários estaduais.
1987 – Pela 1ª vez uma mulher assume a presidência da Assembleia Legislativa/RO, a vice-presidente Odaísa Fernandes fica no cargo até o retorno do presidente Sidney Guerra, que está viajando.
HOJE É:
Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Católicos celebram São Sérgio, Santo Evécio, São Pedro da Nocomédia,
BRASIL:
1824- Promulgada a 1ª Constituição do Império. 1932 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto 21.076 (direito ao voto feminino), institui o Código Eleitoral e cria o Tribunal Superior Eleitoral. 2021 — Lei dá autonomia do Banco Central do Brasil.
MUNDO:
1582 – É adotado no mundo ocidental o calendário Gregoriano. 1854 — O Penny Red é o 1º selo postal denteado a ser emitido.
FATO DO DIA: EDUCAÇÃO EM RO (II)
“Tinha escola no Território antes do governo Humberto Guedes?”, quis saber uma professora, mudando minha ideia do texto de hoje, o depoimento de um dos atores do período Guedes, o professor e poeta José Valdir Pereira. Linha do tempo.
Século XIX – Padres instalam uma escola na localidade de Rio Preto.
1915 – O prefeito Fernando Guapindaia instala uma escola municipal em Porto Velho.
1916 – A professora Tevelinda torna-se a 1ª professora agredida em Porto Velho.
Anos 1920 – Criado pelo governo do Amazonas o Grupo Escolar “Barão do Solimões”. Em Guajará-Mirim é inaugurada uma escola municipal.
Anos 1930 – Duas escolas salesianas se instalam na cidade, “Dom Bosco” e “Auxiliadora”.
Anos 1940 – O “Auxiliadora” diploma a 1ª turma de professoras e o Território instala o “Carmela Dutra” para formar professores, e uma das líderes é a professora Marise Castiel
Anos 1940/70 – Várias escolas são instadas em Porto Velho e noutras cidades do Território.
1975/1979 – O governo Humberto Guedes cria a Secretaria de Educação e assina, com a Universidade do Pará, contrato para implantar um campus da UPA em Rondônia.
F. Alunas do “Barão do Solimões” em desfile em 1940
'A realidade se impõe'- uma homenagem ao PT e ao Delegado Camargo
Sugiro respeitosamente – insisto - que o senhor deputado patrocine uma pesquisa para saber qual delas “envergonha” a população rondoniense. Também pode pedir desculpas ao senador
A terra sem grades: a insegurança escancarada e a omissão das autoridades em Rondônia
A pergunta é: há algum controle sobre o sistema prisional de Rondônia? Ou o estado se tornou um corredor livre para facções expandirem seu poder?
Manutenção emergencial em ponte de madeira na RO-490, é realizada pelo governo de RO
A equipe da 5ª Regional do DER-RO concluiu, no domingo (23), a manutenção da ponte de madeira sobre o Rio Colorado (antigo Rio Martelo), na RO-490 (Linha P-40)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook