O DIA NA HISTÓRIA - 28 DE DEZEMBRO!

1960 – Chega a Porto Velho, depois de 60 dias de viagem, desde S. Paulo, a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram (364)

Lúcio Albuquerque
Publicada em 28 de dezembro de 2021 às 08:22
O DIA NA HISTÓRIA - 28 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia da Marinha Mercante, Dia do Salva-Vidas, Dia do Petroquímico e Dia Nacional de Cooperativismo de Crédito. Católicos lembram Santos Inocentes, crianças que Herodes mandou matar logo depois do nascimento de Cristo.
 
RONDÔNIA: 1960 – Chega a Porto Velho, depois de 60 dias de viagem, desde S. Paulo, a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram (364).

BRASIL: 1557 - Chega à Bahia o terceiro governador-geral do Brasil, Mém de Sá Sottomayor. 1882 – Aniversário de criação do seringal “Volta da Empreza”, que deu origem à cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre. 1918 - Falece o poeta brasileiro Olavo Bilac  1989 – O Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, 1764,86% ao ano. 1992 - O presidente Fernando Collor de Mello tem seu impeachment oficializado pela Câmara dos Deputados. 

MUNDO: 1065 — A Abadia de Westminster (Londres) é consagrada a São Pedro. 1895 — Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual. 1993 — O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel.

FOTO DO DIA: Há 61 anos, na noite de 28 de dezembro, praticamente toda a população de Porto Velho, em torno de 52 mil moradores, fez festa, para receber a “Caravana Ford”, um grupo de caminhões e outros veículos saídos de São Paulo há exatos dois meses, a primeira comitiva de carros a vencer a rodovia BR-029 (364), então apenas um traço aberto na selva amazônica. Uma viagem só possível pela disposição do governador Paulo Leal que designou um grupo de funcionários do Território para trazer os veículos – vieram também dois carros particulares e uma viatura adquirida pelo governo do Acre. Uma viagem muito difícil com os caravaneiros contando em alguns trechos com o apoio das empresas que ainda trabalhavam na abertura da estrada, cujos tratores arrastavam (foto) os caminhões nos atoleiros, especialmente no trecho Pimenta Bueno a Jaru.  Um dos caravaneiros, o mecânico Gervásio, mantém em sua casa no Bairro Arigolândia um painel com dezenas de fotos da viagem.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook