O DIA NA HISTÓRIA - 28 DE OUTUBRO!
1960 - Sai de São Paulo para Porto Velho a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois
COMEMORA-SE: Dia do Funcionário Público. Dia Internacional do Filme de Animação. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Mundial do Judô. Dia Internacional da Animação (curtas-metragens de desenhos animados). Católicos lembram São Simão e São Judas Tadeu.
RONDÔNIA: 1960 - Sai de São Paulo para Porto Velho a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois. De Cuiabá a Porto Velho o acesso foi pela rodovia BR-29, ainda nem inaugurada.
BRASIL: 1924 — Irrompe no Rio Grande do Sul o movimento tenentista, composto por jovens oficiais das Forças Armadas do Brasil. 1978 — O presidente Ernesto Geisel inaugura a Rodovia dos Bandeirantes, então a mais moderna e bem conservada estrada do país. 1982 - A Fundação Oswaldo Cruz (RJ) anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.
MUNDO: 30 — São Pedro se torna o 1º papa da Igreja Católica Romana. 1636 — Em Massachusetts (EUA) é criada uma faculdade, depois Universidade Harvard. 1886 — Inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. 1892 – O francês Émile Reynaud exibe o 1º filme animado. 1922 — Benito Mussolini lidera os fascistas e assume o governo italiano. 1958 — Eleito papa, o cardeal Angelo Giuseppe Roncalli adota o nome de João XXIII. 1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o 1º ministro Nikita Khrushchov manda tirar os mísseis soviéticos de Cuba.
FOTO DO DIA: Dia Mundial do Judô, uma arte marcial praticada em qualquer lugar do mundo, surgida quando o garoto Jigoro Kano procurou algo para se defender dos que o agrediam nas ruas. Primeiro o jiu-jitsu, mas acabou criando o judô, palavra que une duas outras, em japonês: “Ju” (suave) e “Do” (caminho ou via), ou “caminho suave (ou da suavidade)”. Como esporte o judô teve uma primeira apresentação nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), mas só entrou no calendário olímpico em 1972, em Munique, enquanto as mulheres só participam a partir de Barcelona, em 1992. Em Rondônia um expoente do judô é o faixa preta e professor Marcos Grutzmacher (na foto orientando um aluno cego numa apresentação da sua Academia “Universo”). No judô o professor faixa preta é chamado “sensei”, palavra que em japonês representa um título honroso e respeitoso com que o professor ou um mestre é tratado.
Doenças respiratórias: Como a baixa umidade e as mudanças de temperatura aumentam os casos
Saiba como evitar inflamações nas vias aéreas superiores no período do ano em que há queda da umidade relativa do ar
Com mais de mil fotos digitalizadas, evento da Prefeitura aumentou acervo para criação do Museu da Imagem
Parceria entre Semcom, Ifro, AVL, FCV e Semtic atraiu estudantes, pesquisadores e autoridades
Nova lei da improbidade: um meio de fazer a verdadeira justiça ou ampliar a impunidade a corruptos?
Mas, por aqui, infelizmente, não se pode achar que, ao livrar inocentes, não se terá outros tantos criminosos sem punição. Lamentavelmente!
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook