O DIA NA HISTÓRIA 29 DE AGOSTO!

1981 – Apesar do apelo popular e da pressão do PDS, o governador Jorge Teixeira já decidiu: mesmo que a Lei criando o Estado, a ser aprovada este ano, estabeleça a eleição a governador ano que vem, ele não será candidato

Lúcio Albuquerque
Publicada em 29 de agosto de 2023 às 08:11
O DIA NA HISTÓRIA 29 DE AGOSTO!

RONDÔNIA:

1891 – O comendador José Francisco Monteiro lança a 1ª edição do jornal  “Humaythaense”, com o dístico “Com notícias de Humaitá até a cachoeira de Santo Antônio”. Circulou até 1917.
1926 –  Um incêndio destruiu o canavial do grego Caralampos  Vassenakis, em Jaci-Paraná, e o fogo só não atingiu o alambique e o engenho graças ao esforço de moradores que conseguiram apagar as chamas.
1949 – A Polícia e a Guarda Territorial vão passar “pente fino” num bloqueio a navios vindos de Manaus, para prender e devolver àquela cidade o assaltante conhecido por “Capitão Blood”.
1967 – Sem fiscalização federal a retirada de cassiterita e madeira nobre causa enorme prejuízo ao país e ao Território, por isso o governador Assunção Cardoso vai instalar agências de Rendas em todas as vilas da BR-364.
1981 – Apesar do apelo popular e da pressão do PDS, o governador Jorge Teixeira já decidiu: mesmo que a Lei criando o Estado, a ser aprovada este ano, estabeleça a eleição a governador ano que vem, ele não será candidato.

COMEMORE:

Dia nacional de combate ao fumo. Dia Internacional contra os Testes Nucleares (ONU). Dia Internacional do Gamer. Católicos celebram São João Batista, o predecessor de Jesus; Santa Sabina, Santa Joana Maria da Cruz.

BRASIL:

1825 — Portugal assina o Tratado do Rio de Janeiro, reconhecendo formalmente a Independência do Brasil. 1853 — É criada a  Província do Paraná. 1903 - Licenciamento do primeiro automóvel no Brasil. 

MUNDO:

1958 – Nasce Michael Joseph Jackson (m. 2009), apelidado "Rei do Pop", considerado um dos maiores artistas da história da música.  1966 – Os Beatles realizaram o seu último show oficial, em San Francisco. 1997 — Netflix é lançado como um serviço de aluguel de DVD na Internet.

FOTO DO DIA: MINÉRIO – O PARAÍSO DA FRAUDE

Tinha muita razão de ser a reclamação do governador Flávio de Assunção Cardoso (abril a novembro de 1967), feita a vários ministros reunidos em Porto Velho, com relação à ausência do governo federal, especialmente se o assunto fosse fiscalizar o descaminho  da mineração de cassiterita.

Desde 1957, quando a cassiterita entrou na lista de produtos do solo rondoniense que uma grande corrida de garimpeiros rumou à região de Ariquemes, em busca daquela areia negra, enquanto se formavam núcleos urbanos – que deram origem a quase 10 municípios no entorno  naquela área.

Cardoso pode não ter sido o primeiro governador do Território a se queixar que, da mineração, para Rondônia praticamente nada ficava, afora a depredação ambiental, como vem acontecendo há quase 50 anos relativo à extração de ouro no Rio Madeira.

Sem fiscalização, sem a presença da instituição chamada “Estado”, havia apenas estimativas daquilo que era retirado, que na ocasião oi governador afirmou ter sido, em 1966, da ordem de 3 mil toneladas do minério, mas reconhecendo que poderia ser muito mais, pelo menos 3 vezes o que se conseguiu registrar.

Como há 50 anos acontece com o ouro (F. Fofoca no garimpo do Madeira).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook