O DIA NA HISTÓRIA 30 DE AGOSTO!
1953 – O Senado aprova lei garantindo benefícios a militares de guarnições fronteiriças, uma delas a de Forte Príncipe (RO)
HOJE É: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados (ONU), Católicos celebram São Patáquio, São Felix e Santo Adauto de Ostiense.
RONDÔNIA: 1953 – O Senado aprova lei garantindo benefícios a militares de guarnições fronteiriças, uma delas a de Forte Príncipe (RO). 1994 – Inaugurado o “linhão” de transmissão da hidrelétrica de Samuel, levando energia de qualidade para cidades do centro-sul rondoniense.
BRASIL: 1875 — Rebelião de Mulheres em Mossoró (RN) contra convocação dos homens para a Guerra do Paraguai. 1972 - Morre da cantora Vicentina de Paula Oliveira, a Dalva de Oliveira (n. 1917). 1994- O senado aprova a lei que passa a ser crime hediondo o homicídio qualificado. 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.
MUNDO: 1909 – Descobertos os fósseis Folhelho Burgess ou Xistos de Burgess, do período Cambriano, um sítio fossilífero das Rochosas (Colúmbia Britânica). 1967 — Thurgood Marshall é confirmado como o 1º juiz afro-americano da Suprema Corte dos Estados Unidos.
FOTO DO DIA: Desde 1932 o Real Forte do Príncipe da Beira, o “guardião da fronteira” com a Bolívia, passou a ter uma guarnição permanente, mas só em 1953 o soldados que servissem naquele pelotão ganharam o direito de contrair matrimônio, conforme Lei aprovada pelo Senado – incluídas as guarnições de Clevelândia (PR), Içá, Tabatinga, Vila Bitencourt e Cucuí (os quatro últimos no Amazonas). Além de poderem casar, os praças que cumprissem suas obrigações militares em tais localidades, teriam direito a contagem de tempo dobrado, reengajamento, e transferência para a reserva remunerada após 20 anos de prestação de serviço, e, mais, adicional de 40%, aos vencimentos. (Jornal Alto Madeira, 30.8.1953)
MP obtém condenação de dois réus no Tribunal do Júri, com atuação da Promotoria da Comarca e do NAJ (Núcleo de Apoio ao Júri)
Os réus, na companhia de terceiras pessoas, esfaquearam as vítimas em novembro de 2020 no Distrito do 5º BEC, em Machadinho
Conselheiros seccionais aprovam isenção de anuidade para advogada diagnosticada com Linfoma de Hodgkin
De acordo com os autos, que teve relatoria da Conselheira Seccional, Leíse Prochnow, a requerente informou que foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, iniciando seu tratamento por prazo indeterminado em novembro de 2021
Ministério Público recomenda fim de ameaças à liberdade religiosa na Câmara de Vereadores
A recomendação, assinada pela Promotora de Justiça Cláudia Machado dos Santos Gonçalves, surgiu a partir de procedimento administrativo instaurado após denúncia de fato anônima
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook