O DIA NA HISTÓRIA - 4 DE DEZEMBRO!

1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo

Lúcio Albuquerque
Publicada em 04 de dezembro de 2021 às 09:06
O DIA NA HISTÓRIA - 4 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia do Orientador Educacional, Dia Nacional do Perito Criminal, Dia do Trabalhador de Minas de Carvão, Dia Internacional da Propaganda e Publicidade,  e Dia do Pedicuro. Católicos lembram Santa Bárbara (padroeira dos bombeiros e pirotécnicos) e São João Damasceno.

RONDÔNIA: 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo. 

BRASIL: 1810 — Decreto de Dom João cria, no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, atualmente chamada de Academia Militar das Agulhas Negras. 1905 – Nasce Emílio Garrastazu Médici, 28º presidente do Brasil. 2016 - Morte do poeta José Ribamar Ferreira, o Ferreira Gullar.

MUNDO: 1563 — Encerramento do Concílio de Trento, iniciado a 13 de dezembro de 1545. 1791 — Publicada a 1ª edição do jornal The Observer, o primeiro jornal dominical do mundo. 1881 — Primeira edição do jornal Los Angeles Times. 1963 – Entra em vigor o Sacrosanctum Concilium, visando aumentar a participação do laicato na liturgia da Igreja. 1984 - Morre John Rock, cientista descobridor da pílula anticoncepcional feminina. 

FOTO DO DIA: 1948 – Desfile cívico em homenagem à Independência brasileira. Os grupamentos subiam a Avenida Sete de Setembro, debaixo de um sol típico da época, e em primeiro plano, parte do grupamento formado pelas alunas do Colégio Auxiliadora, acompanhadas das freiras, Um pouco abaixo, na passagem do grupamento masculino de uma escola pública, o palanque das autoridades e uma casa da Madeira-Mamoré. O colégio salesiano dirigido pelas freiras foi instalado na década de 1930, inicialmente  numa casa de taipa (barro e madeira), a escola, já funcionando num prédio de alvenaria, cresceu e formou em 1940 a primeira turma de professoras, mesmo ano em que o colégio, funcionando em regime de internato, foi visitado pelo presidente Getúlio Vargas. Um detalhe na foto é a saia das alunas, muitos centímetros abaixo dos joelhos. (Recuperação e colorização feita por Luís Claro)

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook