O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro
Uma jornada cheia de lutas, avanços e conquistas
O dia 21 de setembro marca a construção de mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. No Tribunal de Justiça de Rondônia, as iniciativas para atender aos direitos assegurados por lei estão sendo ampliadas a cada dia.
O Fórum Geral César Montenegro, agrega quase 100% dos atendimentos ao público da capital, e conta com uma estrutura preparada para receber e atender a população com algum tipo de deficiência. Rampas, elevadores, vagas de estacionamentos, banheiros adaptados, calçadas com piso tátil, dimensões compatíveis com o giro da cadeira de rodas e etc..
As unidades do Poder Judiciário são dotadas dos principais elementos que garantem acessibilidade universal, respeitando as normas da lei 10.098, que estabelece critérios básicos para acessibilidade a portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
“O direito à acessibilidade, dentre os direitos da pessoa com deficiência, ocupa um lugar de extrema importância, pois permite o acesso a espaços públicos e privados como forma de integração à sociedade”, ressalta Alexandro Pinheiro do Nages, Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental.
Cenário
O Brasil conta com cerca de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo o IBGE, 7,8 milhões de pessoas apresentam deficiência física nos membros inferiores; e cerca de 5,5 milhões de pessoas nos membros superiores. A acessibilidade em todos os lugares está paralelamente ligada com a infraestrutura desses espaços.
“A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direito à informação. Assim sendo, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas”, finalizou Alexandro.
Comarcas do interior aderem à campanha “Adote o futuro”
A ação foi vinculada ao projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”
Mais tecnologia: OAB implanta ferramenta para automatização e acompanhamento das solicitações à ESA/RO
Conforme a diretora-geral da ESA, Karoline Monteiro, a ideia principal foi implementar ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das atividades, permitindo distinguir questões complexas das mais simples
Audiência pública detalha projeto para edital dos Fóruns Digitais
Construtoras de diferentes estados do país participaram de forma virtual
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook