O que é Social Selling?

Saiba mais sobre como essa estratégia digital pode impactar nas vendas do seu negócio

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 08 de dezembro de 2021 às 09:25
O que é Social Selling?

Não é novidade para ninguém que as redes sociais tomaram conta de quase todas as atividades do nosso dia a dia. Desde conversar com os amigos a arrumar um emprego, tudo passa por esses mecanismos. Por isso, é cada vez mais urgente que as empresas aprendam a aproveitar esses canais para diversificar seus negócios.

Com isso surgiu o Social Selling, um conjunto de estratégias, que os comércios podem aplicar nas redes sociais ou na sua plataforma de e-commerce, para manter o relacionamento com potenciais clientes no intuito de realizar vendas por meio dessas plataformas. Nunca ouviu falar sobre isso? Aprenda no artigo de hoje! 

Por que as empresas devem investir em Social Selling? 

As compras online no Brasil não param de crescer. Segundo a Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, o país ocupa hoje a posição 62º no Índice Mundial de Comércio Eletrônico, subindo dez posições em apenas um ano e podendo assim se tornar o maior mercado de e-commerce da América Latina. 

Contudo, esse potencial de crescimento só será sentido pelos estabelecimentos que fizerem uma boa transição dos seus processos de vendas tradicionais para o meio virtual, dando às redes sociais o poder de atrair a atenção de um público ainda maior, sem as limitações geográficas, e, consequentemente, ampliar seus negócios. 

Porém, sem um planejamento de Social Selling bem estruturado é quase impossível passar por essa evolução, pois os resultados nesses canais não aparecem automaticamente, como muitos pensam, mas são fruto de uma estratégia eficaz que consiga entender o público e atingi-lo da maneira correta.  

Quais são os principais benefícios do Social Selling?

Para você que ainda não entendeu as vantagens de inserir o Social Selling no seu negócio, pense com a gente: como você gosta de ser atendido nas lojas físicas? Com os vendedores te mostrando as opções de produtos ou se virando sozinho sem ninguém para te ajudar?

Provavelmente, você responderia a primeira opção, e o mesmo acontece nos canais digitais. Os usuários estão ali em busca de soluções adequadas para seus problemas. Sua missão nesse meio é facilitar essa procura, mostrando que seu produto ou serviço é o que eles precisam para resolver a demanda. 

Por isso, o Social Selling é tão importante para orientar como você vai se aproximar do seu público consumidor, fazendo com que ele enxergue a solução que necessita no seu produto ou serviço. Uma jornada que vai impactar diretamente nas suas vendas e também no faturamento do seu negócio. 

Como aplicar as estratégias de Social Selling no seu negócio? 

Cada plataforma digital possui suas próprias especificações e uma boa estratégia de Social Selling leva isso em consideração. Outro fator que você deve observar é como os usuários se comportam dentro desse canal online, pois isso será essencial para traçar estratégias que realmente façam sentido e sejam eficazes. 

Contudo, mesmo com essas diferenças, o Social Selling possui princípios que não se alteram de acordo com o meio virtual utilizado. Explicamos alguns desses parâmetros para que você não deixe de incluí-los na hora de traçar o plano de ação do seu negócio, confira: 

Crie conteúdos relevantes 

Quando um consumidor está em busca de algum produto, ele quer a solução que o item vai trazer a sua rotina e não o objeto em si. Desse modo, ao criar conteúdos nas suas redes sociais, não ignore essa questão. 

Para isso, você pode utilizar o princípio de Pareto do 80/20. Nessa regra, o recomendado é publicar 80% dos seus conteúdos com informações que agreguem conhecimento aos usuários em relação aos seus problemas, sem citar seu negócio, e só 20% das soluções que seus produtos podem oferecer para essa necessidade.  

Aproveite os recursos disponíveis 

As redes sociais estão em constante atualização e todo dia novos recursos são criados nessas plataformas, inclusive para auxiliar os processos de vendas. Então, fique sempre atento a essas novidades para usá-las ao seu favor. No Instagram e no WhatsApp, por exemplo, hoje é possível até criar um catálogo virtual da sua loja. 

Observe o desempenho dos conteúdos

Lembre sempre de analisar como seus conteúdos são recebidos pelo público. Essa é uma ótima oportunidade de fortalecer sua estratégia de Social Selling e fazer com que ela seja realmente eficaz. Para isso, delimite métricas importantes para o seu negócio, como o número de vendas realizadas após uma ação na rede social. 

Promova uma comunicação humanizada 

O mais importante no Social Selling: nunca se esqueça que você está diante de seres humanos, mesmo que através de uma tela digital. Então, tente ao máximo estabelecer uma relação pessoal com seu consumidor. Por mais que existam técnicas, nada é melhor para fidelizar clientes do que um atendimento de qualidade. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook