OAB-RO credencia 21 novos advogados; Solenidade ressalta o poder da advocacia na mudança de destinos e realização de sonhos

Durante a solenidade, Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO, relembrou os participantes dos desafios intrínsecos a todas as profissões e citou Steve Jobs para ilustrar que nem sempre os caminhos percorridos são compreendidos de imediato, mas que cada passo dado pode ter um valor inestimável futuramente

Ascom OAB/RO
Publicada em 01 de junho de 2023 às 10:16
OAB-RO credencia 21 novos advogados; Solenidade ressalta o poder da advocacia na mudança de destinos e realização de sonhos

Sonhos de gerações se transformaram em realidade na noite desta quarta-feira (31/05), durante a tradicional entrega de credencial que habilitou 21 bacharéis em direito ao exercício da advocacia. A solenidade realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO) foi presidida pelo presidente Márcio Nogueira, ladeado pela secretária-geral Aline Silva e pelo diretor-tesoureiro, Marcos Donizetti Zani.

Com a presença da família, o advogado Alan Kardec Pereira Cavalcante recebeu a credencial n° 13.408. O sonho da advocacia ele herdou do pai, Francisco Cavalcante, motorista de ônibus aposentado. Quem contou a história foi o patriarca da família. “Eu sempre fui fascinado pela advocacia. Quando a mãe dele estava grávida, um dia eu acariciando a barriga dela, encostei minha cabeça e disse: ‘filho, você vai ser um doutor’. Hoje, esse sonho está se cumprindo”, disse o pai emocionado.



De família simples, Alan Kardec Pereira Cavalcante é o primeiro advogado da família. E a sementinha da advocacia foi plantada ainda na escola, quando, junto com a turma, leu o livro de Machado de Assis que conta a história de Capitu e o professor dividiu a sala para uma parte fazer a defesa e outra a acusação. “Ele chegou em casa contando que gostou muito do que fez. E com o passar do tempo, ele se esforçou, fez Enem, estudou muito e agora está aí, com OAB na mão”, comemora o pai, que ainda tem esperança de ver o filho mais novo seguir os passos do irmão.



Quem também realizou o sonho de ingressar na advocacia foi Gabrielle Santos De Oliveira, agora dona da OAB nº 13.391. Ela é filha da policial civil Francineila de Oliveira. “Hoje é um dia de gratidão, de emoção. Minha filha queria ser perita criminal, decidiu cursar direito, estagiou no TJ, no MP, passou no Exame de Ordem no nono período da faculdade, mas não pegou a OAB porque continuou trabalhando no MP. Agora, ela decidiu realizar o sonho de advogar”, conta a mãe emocionada. “Passa um filme na nossa cabeça. Misto de gratidão e emoção por ver o sonho da minha filha sendo realizado”, destacou.

Durante a solenidade, Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO, relembrou os participantes dos desafios intrínsecos a todas as profissões e citou Steve Jobs para ilustrar que nem sempre os caminhos percorridos são compreendidos de imediato, mas que cada passo dado pode ter um valor inestimável futuramente. Ele ainda enfatizou o valor da ética, a importância da unidade na advocacia rondoniense, a necessidade de progresso e a defesa das prerrogativas. “Contem sempre com a OAB-RO. A partir de agora, é a casa de vocês. Sejam bem-vindos à advocacia, sejam bem-vindos à família OAB”, frisou.


Presente na cerimônia, Edson Pontes Pinto, diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, parabenizou os novos advogados por conquistarem esse sonho e lembrou que a OAB-RO além de casa dos advogados, é também a casa da cidadania, e encorajou os novos membros a usufruírem de tudo que a Ordem tem a oferecer. “Todo o trabalho de vocês vai impactar a sociedade. Estudem para serem os melhores”, disse.

Lailane Pinheiro, vice-presidente da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, marcou sua presença com uma mensagem de boas-vindas, destacando que este é um "momento especial". Leonardo Lima, vice-presidente da OAB Jovem, compartilhou como a advocacia tem o poder de transformar vidas, inclusive a dele.

Também estavam presentes: a conselheira seccional Mara Andrade, as advogadas membras de comissões: Neidsônia Ferreira, Genúsia Freitas, Vanessa Ioras, Mona Lisa Passos; o advogado presidente da Comissão de Trânsito, Eduardo Mamanni, e o gerente-geral da OAB-RO, advogado Alex Teixeira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Anseios patéticos da sociedade

Anseios patéticos da sociedade

O objetivo maior de muita gente é vencer na vida ganhando rios de dinheiro sem se importar com a péssima qualidade de vida dos habitantes da nação como um todo