OAB/RO propõe Ação Civil Pública contra INSS por desvio de produtividade
Nós já buscamos o diálogo com o INSS para solucionar as longas esperas para atendimento, mas sempre é informado que não há servidores suficientes.
Por unanimidade, foi aprovada na última sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) o ingresso de Ação Civil Pública em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por desvio de produtividade.
De acordo com o presidente da OAB/RO, Elton Assis, as reclamações quanto ao atendimento aos advogados têm sido recorrentes. “Nós já buscamos o diálogo com o INSS para solucionar as longas esperas para atendimento, mas sempre é informado que não há servidores suficientes. A falta de efetivo não pode ser justificativa para que a prestação jurisdicional seja impedida”, fala.
O secretário-geral da Seccional, Márcio Nogueira, conta que a advocacia tem padecido nas filas do Instituto. “O impacto ao exercício da cidadania é gigantesco. Por isso, vamos tentar a via judicial para que a União lote servidores suficientes nas unidades do INSS”, conclui.
Reuniões com o INSS
Nos últimos meses, diversas reuniões foram feitas com representantes do INSS para solucionar as longas filas de advogados. A última ocorreu na manhã da última terça-feira (04), quando debateram sobre o atendimento na Agência da Previdência Social de Porto Velho (APS-Embratel) frente à amplitude de serviços à distância disponíveis.
Na oportunidade, foi discutido sobre meios de otimizar os agendamentos para perícias; geração de senha de acesso ao sistema “Meu INSS”; mudanças que estão ocorrendo no Instituto; disponibilização de mais serviços à distância, facilitando o acesso remoto; entre outros assuntos.
Estiveram presentes na reunião a presidente e vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/RO, Lélia Neta e Sintia Fontenele, e servidores do INSS: a gerente da APS-Embratel, Kellen Gunther; Franciomar Meneguetti Lopes e Gleice Kellen.
Rondônia bate recorde de arrecadação em maio
No último mês de maio a arrecadação fiscal de Rondônia registrou mais de 381 milhões de reais.
Prazo prescricional para cobrança de cotas condominiais depende do momento em que nasce cada pretensão
Com base nessa decisão, o colegiado confirmou acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) que condenou condômino inadimplente ao pagamento de cotas condominiais, vencidas desde 1991
Anuidade Zero é realidade em Rondônia
A reunião com cerca de 50 presidentes de Comissões da OAB, para apresentação dos planos de ação da Seccional, foi a oportunidade para a demonstração da página oficial do Anuidade Zero
Comentários
Tem um monte de gente sendo transposta, é só aproveitar esse pessoal e colocar no INSS e poderá resolver um pouco a carência de pessoal! Esqueci, o pessoal está acostumado a trabalhar apenas um período e com certeza terão que trabalhar dois períodos e isso é muito para os velhinhos que serão transpostos para os quadros da União!
Peraí... quer dizer que o pobre pode ficar todo o tempo do mundo esperando ser atendido pelos servidores do INSS, mas quando um "adevogado" demora pra ser atendido a OAB aciona a justiça ???? Cara, tem alguma coisa errada nisso. Todos que procuram atendimento no INSS tem compromissos fora também, não só os "dotores".
eu mesmo dei entrada na milha aposentadoria em setembro/2018 e ate agora falam que esta em analise, já vai faser 10 meses e tenho uma previsão, acho que deveriam respeitar o contribuinte dando pelo menos dando uma previsão coerente e verdadeira. bom dia
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook