OAB Rondônia promove Audiência Simulada para capacitar jovens advogados e acadêmicos

O presidente da Seccional, Elton Assis, parabenizou a Comissão da Jovem Advocacia pelo trabalho que vem realizando em prol da capacitação e enfatizou a importância dessas ações

Ascom OAB/RO
Publicada em 16 de março de 2020 às 14:40
OAB Rondônia promove Audiência Simulada para capacitar jovens advogados e acadêmicos

Preparar os jovens advogados é um dos principais compromissos que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) tem com a classe, e através da Comissão da Jovem Advocacia, o Espaço Caaro recebeu neste sábado (14), a segunda Audiência Simulada. Dessa vez com o tema Juizado Especial Cível.

O presidente da Seccional, Elton Assis, parabenizou a Comissão da Jovem Advocacia pelo trabalho que vem realizando em prol da capacitação e enfatizou a importância dessas ações. “É importante a intensificação de ações voltadas a amenizar as dificuldades dos profissionais no início da carreira. Atividades como a deste sábado, auxiliam o advogado no exercício da profissão, antecipando situações que encontrarão no cotidiano”, afirmou.

Para Aline Corrêa, secretária-geral adjunta, o frio na barriga é algo que está presente durante todo o tempo na profissão. Ela elogiou a iniciativa e enfatizou a determinação dos presentes, que retiraram uma manhã de sábado para buscar especialização. “O papel da OAB é esse mesmo, de mostrar a prática e oferecer cursos de aperfeiçoamento. Um compromisso assumido e que vem sendo realizado”.

Atualmente a OAB tem, em todo o estado, 48 cursos em andamento através da Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com objetivo de fazer uma advocacia cada vez mais forte e capacitada, como explicou o diretor geral da ESA/RO, José Vitor Costa Júnior, que atuou como mentor da audiência simulada.

Com o início da atividade, Naiana Mello, diretora da comissão da Jovem Advocacia, explicou como funciona a simulação onde os colaboradores foram instruídos a agir de forma mais firme que o costume de modo que, os expectadores pudessem se sentir mais preparados quando se deparassem com essas situações em momentos reais de atuação.

As causas escolhidas para as audiências foram: acidente de trânsito, e declaratória de rescisão contratual com ressarcimento dos valores pagos, sendo uma de conciliação com exposição de informações pelo conciliador convidado Luiz Avenir, e  uma de instrução com sentença em audiência presidida pelo juiz convidado João Rolim, juiz do Primeiro Juizado Especial Cível de Porto Velho.

A dinâmica da simulação aconteceu com exposição de casos e estratégias para solução, com apontamentos e sugestões de dicas. A advogada Renata Mariana, também foi uma das mentoras do caso enquanto Naiana Mello atuou como facilitadora.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota de pesar: Alfredo Zuquim Netto

Nota de pesar: Alfredo Zuquim Netto

Pioneiro na região, Alfredo Neto foi um dos fundadores da Subseção de Ji-Paraná, e muito contribuiu para o engrandecimento da advocacia e do fortalecimento institucional