Obras executadas pelo Governo de Rondônia no Aeroporto de Cacoal seguem avançando
As obras no Aeroporto de Cacoal encontram com aproximadamente 70% concluídas
Serviços de reforma e ampliação do Aeroporto de Cacoal estão com quase 70% concluídos
As obras atualmente desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), no Aeroporto de Cacoal estão em fase avançada, com expectativa de serem concluídas no início do segundo semestre deste ano. A ampliação e reforma do aeródromo são provenientes da parceria entre o Poder Executivo Estadual e o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Vale ressaltar que, além da reforma do terminal de passageiros, o DER está atuando em outras frentes de trabalho para melhorar a infraestrutura, como a construção da cerca, seguindo o padrão exigido pelas normativas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A obra foi conferida na manhã de sexta-feira (9) in loco pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha que acompanhou de perto todo o trabalho, com detalhamento feito pelo engenheiro da obra, Jean Patez, e pela gerente do aeroporto, Elicia Biso.
Governador Marcos Rocha lembrou que o Estado está atuando nos aeroportos de Vilhena e Ji-Paraná
Segundo explicou a gerente do aeroporto, outro serviço que está sendo executado é a ampliação das faixas da pista e construção Área de Segurança de Fim de Pista (área de escape), denominada Resa, que tem o objetivo de reduzir o risco de dano à aeronave em casos de pouso com toque antes da cabeceira e ultrapassagem da cabeceira oposta, bem como facilitar a movimentação de equipes de salvamento e de combate a incêndio.
“Todas essas melhorias são gerenciadas pelo DER, que mesmo em meio à pandemia do coronavírus, foi avançando com as obras no aeroporto, para trazer aos usuário segurança e conforto, isso graças ao Governo de Rondônia que não tem medido esforço para essas demandas”, declarou Elicia.
Ao acompanhar as obras do aeroporto, o governador ficou satisfeito pelo andamento do serviço que está sendo executado. “É muito bom poder acompanhar esse avanço nos aeroportos de Rondônia, que garantem a qualidade e eficiência do serviço aeroportuário no Estado. Em breve teremos um aeroporto renovado e que irá atender melhor a nossa população”, disse o governador, lembrando que o Governo do Estado também está atuando nos aeroportos de Vilhena e Ji-Paraná.
Outro serviço executado é a ampliação das faixas da pista e construção Área de Segurança de Fim de Pista
Além da reforma e ampliação do terminal de passageiros, incluindo salas de embarque, desembarque e estacionamento, os investimentos contemplam ajustes do sistema viário de acesso ao estacionamento, nas vias de serviços internas e também no pátio de aeronaves e melhorias complementares nos sistemas hidrossanitários, eletroeletrônicos, combate a incêndio, gás combustíveis, ar-condicionado e sistemas estruturais.
A gerente do aeroporto deixou claro, que atualmente as obras se encontram com aproximadamente 70% dos serviços previstos já concluídos. “É importante salientar que ocorreram adequações no projeto para atender a operacionalidade do aeroporto. As instalações são modernas e atende as exigências da Anac, ou seja, todo o projeto foi aprovado pela Secretaria da Aviação Civil”, destaca.
No Aeroporto de Cacoal, o Governo de Rondônia também está realizando o serviço de terraplanagem para regularização das faixas de pista. “Estou há 10 anos trabalhando no Aeroporto de Cacoal. Acredito que para nós cacoalenses é o reflexo do desenvolvimento e progresso para o Aeroporto “Capital do Café”. Isso irá contribuir e fomentar a nossa economia. O aeroporto é de grande importância para que novos investidores continuem contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, conclui a gerente do aeroporto.
Aos 92 anos, a fronteiriça Guajará-Mirim emerge das águas e da floresta para seguir guardiã da história do velho Guaporé
Desconhecido na fronteira brasileira com a Bolívia, na década de 1930, Guajará-Mirim, que neste sábado faz 92 anos, só existia para o Guaporé, ainda totalmente mato-grossense. Lévi-Strauss descobriu-o
DER executa manutenção em trechos da RO-383, que interliga o município de Santa Luzia à Alta Floresta
Já recuperamos o trecho de Rolim de Moura à Santa Luzia e estamos atentos às estradas para darmos manutenção nos pontos que podem causar transtornos no tráfego de veículos
Alunos da rede estadual na região da Zona da Mata de Rondônia se destacam nas notas da Redação do Enem
Ao todo 45 alunos da região da zona da mata se destacaram no Enem
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook