Obras no Aeroporto na Capital do Café passam por inspeção; após conclusão, Cacoal terá um aeródromo renovado
As adequações na pista são necessárias para que o Aeroporto de Cacoal receba o certificado emitido pela Agência Nacional de Aviação (Anac)
Obras incluem a ampliação de todo o terminal de passageiros e a adequação da pista
Focando na retomada dos voos comerciais no Aeroporto da Capital do Café, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) tem executado uma série de obras e serviços para melhorar ainda mais a infraestrutura aeroportuária em Cacoal. As obras incluem principalmente a ampliação de todo o terminal de passageiros e a adequação da pista para garantir a certificação do aeroporto para operacionalização por instrumentos. Até então, os pousos e decolagens no aeródromo eram feitos apenas por visual, ou Visual Flight Rules (VRF).
Nesta semana, o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, Philipe Rodrigues Maia Leite, esteve no Aeroporto de Cacoal conferindo as frentes de serviço no local. De acordo com ele, os esforços do Poder Executivo são para que todos os serviços sejam concluídos já no início do segundo semestre.
“O Aeroporto de Cacoal está passando por essas obras, primeiro, para trazer mais conforto e benefícios aos usuários, com a ampliação do terminal de passageiros. Assim como o processo de certificação vai garantir que o aeroporto possa operar por instrumentos, ou seja, isso garante que nenhum voo fique sem pousar no Aeroporto da Capital do Café, por falta de visibilidade”, destacou o coordenador.
Terminal de passageiros terá praticamente o dobro do tamanho anterior
As adequações na pista são necessárias para que o aeroporto receba o certificado emitido pela Agência Nacional de Aviação (Anac). O documento atesta que as condições operacionais do aeródromo estão em conformidade com os requisitos de segurança e especificações da Agência. A operação por instrumento gera mais segurança no momento do pouso e decolagem, especialmente se as condições meteorológicas não permitirem a visibilidade mínima da pista.
Com um investimento total de aproximadamente R$ 8 milhões, as obras incluem todo o serviço de terraplanagem para regularização das faixas de pista, a ampliação do estacionamento e do terminal de passageiros, com novas salas de embarque e de desembarque, banheiros, outros espaços e também a construção de uma nova cerca patrimonial em toda a área do aeroporto.
Os serviços compreendem ainda, melhorias complementares nos sistemas hidrossanitários, eletroeletrônicos, de combate à incêndio, gás combustíveis, ar-condicionado, sistemas estruturais, paisagismo e urbanismo. “Todos esses investimentos em infraestrutura aeroportuária aquecem o desenvolvimento socioeconômico local. Cacoal é uma cidade referência para toda a Região do Café, por isso a importância de contar com uma estrutura adequada para atender a demanda de diversos municípios”, ressalta Maia.
MP move ação de improbidade contra investigados na Operação Reciclagem
Na ação, o Ministério Público requer que seja concedida a liminar para determinar a indisponibilidade de bens, na forma do artigo 7º da Lei 8429/92, tanto da ex-prefeita, quanto de seu pai, parlamentar em exercício na atual legislatura, no montante de até R$480 mil
Corregedoria do TJRO apresentará métodos de correição no 5º Fonacor
CGJ do TJRO apresentará painel que trata sobre importância das correições
Ivete Sangalo isenta Bolsonaro por 500 mil mortos e irrita internautas: “não é sobre partidos”
Os internautas ainda disseram que Samantha Schmutz, que perdeu o amigo Paulo Gustavo recentemente pela Covid, foi na linha oposta de Ivete: “Descaso com a vida dos brasileiros, #forabolsonaro”, disse.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook