Oferta de crédito fomenta projetos com sistemas agroflorestais para recomposição e uso de áreas legais

“A finalidade prioritária é promover a produção no campo de forma sustentável. É fazer com que o produtor rural obtenha o sustento dele, protegendo e não agredindo o meio ambiente”, comentou o superintendente

Assessoria
Publicada em 09 de agosto de 2021 às 10:12
Oferta de crédito fomenta projetos com sistemas agroflorestais para recomposição e uso de áreas legais

O Banco da Amazônia (BASA) disponibiliza financiamento para implantação e manutenção de sistemas agroflorestais (SAF’s) por meio do Pronaf Floresta. Esta linha financia projetos para implantação ou manutenção de sistemas ecologicamente sustentáveis de manejo e manejo florestal. 

O superintendente regional do Basa em Rondônia, Diego Brito Campos, explica que o Pronaf Floresta é um grande trunfo das linhas de crédito do Banco para promover o reflorestamento e a preservação do meio ambiente com pequenas propriedades, destinadas à proteção das áreas de APP’s, reflorestamento e SAF’s. “A finalidade prioritária é promover a produção no campo de forma sustentável. É fazer com que o produtor rural obtenha o sustento dele, protegendo e não agredindo o meio ambiente”, comentou o superintendente.  

De acordo com dados da Gerência Executiva de Planejamento do Basa, foram aplicados R$ 66,9 milhões no primeiro semestre de 2021 aos agricultores familiares, amparados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Conceito de SAF 

Os SAF’s são formados por meio da integração entre as atividades agrícolas, pecuárias e florestais que possuem viés econômico e socioambiental. Essas formas de integração oferecem como vantagem a fertilidade dos solos, aumento da infiltração de água, redução da erosão e captação do carbono da atmosfera tanto na biomassa como no solo. Dessa forma, contribuem para os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, pois constituem uma alternativa para recomposição e uso das Reservas Legais (RL). 

Acesso 

Podem ter acesso ao financiamento todos que possuem os requisitos necessários ao programa como: morar em uma área rural ou próxima, não possuir mais quatro módulos fiscais, mão de obra no estabelecimento devem ser em sua maioria familiar, estabelecimento gerenciado pela família, renda bruta anual familiar de no mínimo 50% da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento. 

Para facilitar o acesso ao financiamento às linhas do Pronaf, o Banco da Amazônia disponibiliza o BASA Digital, uma solução composta por aplicativo e portal web que fornece aos agentes de crédito credenciados um ambiente integrado.  

Segundo o gerente executivo de governança de TI do Basa, Cláudio Pinto, o processo para a concessão de crédito ocorre de forma rápida, desde a origem do cadastro até a emissão de cédula para liberação dos valores financiados. “Oferecemos uma intervenção mínima das agências, reduzindo o tempo de contratação de meses para estimados dois dias, gerando uma série de benefícios operacionais ao Banco e aos clientes”, afirmou.  

A plataforma se encontra em produção com a disponibilização das linhas PRONAF B, PRONAF Custeio Agro e PRONAF Custeio Pecuária, já acessada nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins e conta com mais de 42 empresas de assistência técnica, parceiras com acesso habilitado ao serviço. 

Os interessados em adquirir os recursos anunciados podem acessar também o aplicativo simulador do FNO que permite que os usuários simulem suas necessidades de crédito. O aplicativo está disponível nos sistemas iOS e Android para celulares, tabletes e dekstop. Também podem se dirigir a uma das agências do Banco da Amazônia ou acessar o site www.bancoamazonia.com.br para obter mais informações sobre como obter financiamento com os recursos da instituição.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Justiça Estadual de Ariquemes realiza venda de imóveis

Justiça Estadual de Ariquemes realiza venda de imóveis

Destaque para uma edificação destinada a lava jato, com área de troca de óleo e barracões medindo 363m² de área construida, localizada na R. Boa Vista, bloco C, setor 02 em Monte Negro/RO, poderá ser arrematada por pouco mais de R$ 224 mil

Brasil: outro fracasso olímpico?

Brasil: outro fracasso olímpico?

A mídia devia apoiar dando chance a todos em comerciais. O Governo, o comércio, a indústria, todos deviam ajudar. Aplaudir só depois da vitória é muito fácil