Operação conjunta entre BPA e BPFron combate garimpo clandestino

Os suspeitos responderão pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e pela extração de minério sem a devida permissão do órgão ambiental competente

Fonte: PM-RO
Publicada em 21 de outubro de 2019 às 16:39
Operação conjunta entre BPA e BPFron combate garimpo clandestino

Na última sexta feira, 18, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental e do Batalhão de Polícia de Fronteira ( BPFron) realizaram a prisão de seis pessoas acusadas de realizarem extração irregular de ouro, no Rio Madeira, na altura do Distrito de Abunã, cerca de 200 km da capital. Durante a operação, em poder dos suspeitos que estavam realizando a garimpagem clandestina, foram encontradas duas espingardas, munições, mercúrio líquido, utilizado na purificação do outro extraído e uma certa quantia em espécie, supostamente oriundo do comércio do minério.

Os suspeitos responderão pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e pela extração de minério sem a devida permissão do órgão ambiental competente. 

As autorizações e permissões para esse tipo de atividade visa, além de garantir o uso sustentável dos recursos naturais, preservar a saúde e segurança dos envolvidos, mas mesmo assim essas pessoas, que muitas vezes são reincidentes nessa prática,  insistem em permanecer na irregularidade gerado prejuízos ambientais, muitas vezes irreversíveis, colocando em risco a vida aquática com a dispensa de mercúrio no leito dos rios entre outro danos. Por isso os órgãos ambientais e parceiros tem intensificado ações no sentido de minimizar os danos já causados por essas atividades em nossos rios e responsabilizar, administrativamente, cível e criminalmente os autores dos danos causados.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook