Outubro Rosa: TJRO programou ações no mês de prevenção ao câncer de mama

O evento acontecerá nos dias 26 de outubro, no Edifício-Sede, e nos dias 27 e 28, no Fórum Geral, das 8h às 17h

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 01 de outubro de 2020 às 10:55
Outubro Rosa: TJRO programou ações no mês de prevenção ao câncer de mama

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, mais uma vez, adere à Campanha “Outubro Rosa” e promove ações de prevenção ao câncer de mama e colo uterino voltada para magistradas, servidoras e estagiárias do Tribunal.

Em parceria com o Hospital de Amor da Amazônia realizará a campanha intermédio da “Carreta Itinerante”, com a realização de exame preventivo de mamografia e o papanicolau para prevenção ao câncer de colo uterino.

O evento acontecerá nos dias 26 de outubro, no Edifício-Sede, e nos dias 27 e 28, no Fórum Geral, das 8h às 17h. 

Os exames deverão ser agendados.Basta encaminhar um e-mail com os documentos pessoais RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência digitalizados para o endereço eletrônico [email protected], impreterivelmente até o dia 20 de outubro.

Para realizar o exame de prevenção ao câncer de mama é necessário ter idade entre 40 e 69 anos e não ter realizado mamografia em um período menor de 1 ano. A periodicidade para a realização dos exames na faixa etária de 40 a 49 anos dever ser anual e entre 50 e 69 anos devem realizar seu exame a cada 2 anos.

Já para o exame de prevenção ao câncer do colo de útero, o Papanicolau é necessário ter entre 25 e 64 anos; não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame; não usar pomadas ginecológicas pelo menos 2 dias antes do exame; e não estar menstruada no dia do exame. 

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo de útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Histórico 

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção ao câncer de mama. É por esse motivo que, durante este mês, a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover e indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A Divisão de Saúde do Tribunal, juntamente com o Hospital de Amor, zelará pelas Normas de Segurança preconizadas pela ANVISA no enfrentamento à COVID-19, garantindo durante todo o evento a aferição da temperatura corporal, uso de álcool 70% nas mãos antes da entrada na carreta, distanciamento social (com agendamento de horário), uso de máscaras, higienização do local e equipamentos com álcool 70% e ventilação de ar.

Mobilização

O ginecologista Amado Rahal, médico do Tribunal de Justiça, fez um apelo em vídeo para que as mulheres façam seus exames preventivos, pois considera a prevenção o melhor tratamento contra o câncer de mama e colo de útero.

Confira o vídeo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook