Ouvidoria da OAB Rondônia auxilia na solução de problemas enfrentados na prestação jurisdicional
O foco principal desta plataforma é desenhar um panorama quanto a prestação jurisdicional no estado, já que para cada órgão do judiciário há um protocolo diferenciado
Criada com o intuito de aperfeiçoar as atividades da instituição e requerer mais eficiência na prestação jurisdicional, a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) busca ao longo dos anos ampliar a participação da sociedade e dos advogados, visando sanar dúvidas e problemas existentes no âmbito da advocacia.
Para tanto, desde meados do ano de 2019, a OAB/RO implantou um novo sistema para receber as denúncias, reclamações ou sugestões quanto ao exercício profissional da advocacia e da sociedade em geral.
Dividida em três eixos: Ouvidoria Geral, Ouvidoria da Prestação Jurisdicional e Ouvidoria da Mulher, a atual plataforma permite uma comunicação mais eficiente e responsiva, onde o usuário do sistema, passa a ter login e senha para envio dos reclames e documentos com até 5mb e vários tipos de extensão, para comprovar a reclamação ( pdf, doc. jpeg e png são permitidas) e ao mesmo tempo, acompanhar o resultado de sua reivindicação.
O foco principal desta plataforma é desenhar um panorama quanto a prestação jurisdicional no estado, já que para cada órgão do judiciário há um protocolo diferenciado.
Para o presidente da Seccional, Elton Assis, a colaboração da classe advocatícia é essencial para o aprimoramento dos sistemas utilizados pelos profissionais. “Sabemos que a advocacia enfrenta vários problemas, especialmente quanto a prestação jurisdicional em função da nova sistemática eletrônica que acontece em todo o Judiciário brasileiro. Mas para que haja o melhoramento com um serviço mais eficiente, necessitamos de dados concretos e isso só será possível por meio da participação da classe nos canais da Ouvidoria”, salientou.
A Ouvidoria da OAB Rondônia, trabalha coletando as informações deixadas pelos usuários por meio do site da instituição e ainda por telefone ou e-mail. No caso da prestação jurisdicional, a Ouvidoria recebe as solicitações, encaminha aos órgãos e setores responsáveis e defende a solução do pedido.
Para a ouvidora-geral da OAB, Aline Corrêa, os sistemas utilizados pelos advogados devem sempre ser melhorados e, para isso, a Ouvidoria Geral da OAB e a Ouvidoria da Prestação Jurisdicional, vem trabalhando para que haja o aprimoramento dessas ferramentas. “Com os dados coletados é possível conhecer a fundo os principais problemas enfrentados e assim criarmos um mapeamento das reivindicações, para que possamos pleitear soluções aos órgãos competentes. A participação da advocacia é essencial para isto”, afirmou.
Para Iarlei Ribeiro, ouvidora-geral adjunta da Ordem, “apesar dos avanços verificados na qualidade do serviço prestado em decorrência da evolução das necessidades humanas e do direito, surgem novas demandas as quais o Poder Judiciário precisa responder. Diante dessa realidade a ouvidoria abre um canal de comunicação mais abrangente entre advogados e Tribunais buscando melhorar a cada dia a prestação do serviço”, explica.
Aos que desejarem realizar reclames ou elogios, basta acessar o site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) e clicar no ícone de acesso rápido da “Ouvidoria”, em seguida, escolher a opção que se adequa o reclame. Vale ressaltar que para reivindicações a respeito do sistema judiciário de Rondônia, basta clicar em “Ouvidoria Jurisdicional”.
Expediente nas Varas de Execuções Fiscais será retomado nesta segunda-feira
Magistrados e servidores trabalham normalmente, prestando apoio e supervisão durante as atividades da mudança
Energisa entrega 148 geladeiras em Espigão do Oeste
A entrega foi realizada na Escola Clélia David Mundim, onde mais de 700 pessoas foram atendidas ao longo da semana e cerca de 2 mil lâmpadas LED foram distribuídas também para clientes de baixa renda
Suspensa decisão do TC-RO que determinava pagamento de mais de R$ 11,7 milhões pelo TJ
Na decisão, o ministro Dias Toffoli apontou para a impossibilidade de o TCE de Rondônia exercer controle difuso de constitucionalidade nos julgamentos de seus feitos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook