Paciente de COVID-19 que faleceu em Ariquemes era de Guajará Mirim
Familiares viajaram mais de 500 km em busca de atendimento em Ariquemes.
Uma idosa de 70 anos, infectada pelo Novo Coronavírus (COVID-19), foi transportada por mais de 500 km pelos familiares que saíram do município de Guajará Mirim para Ariquemes (RO) no último domingo (10), após a paciente, que também tinha Diabetes tipo dois, apresentar complicações respiratórias. Segundo o secretário Municipal de Saúde de Ariquemes, Marcelo Graeff, o teste que comprovou que a paciente estava infectada foi realizado em Ariquemes, quando família informou que a idosa era vizinha de duas pessoas que morreram vítimas do COVID-19, em Guajará Mirim. “Os filhos dela, que moram em Ariquemes, foram buscá-la em Guajará para tratá-la aqui na cidade. Fizemos o teste rápido na manhã desta segunda-feira (11) e deu positivo, o que significa que ela já deveria estar infectada há pelo menos dez dias.” Explicou.
Ainda de acordo com Graeff, todos os familiares que tiveram contato com a idosa foram imediatamente colocados em quarentena e serão monitorados pela equipe do Centro de Afecções Respiratórias (CAR).
PROCEDIMENTOS
De acordo com o Diretor clínico do CAR, dr. Mauro Lopes da Silveira Filho, a paciente ainda ficou internada por mais de 13 horas na unidade, recebeu medicações e chegou a ser intubada, mas não resistiu. “Ela deu entrada primeiro na UPA, às 16h:04 min, com quadro de insuficiência respiratória grave no qual necessitou de medidas de suporte avançado (IOT – Intubação Orotraqueal), foi transferida pelo SAMU para o CAR, por volta das 18 horas, com quadro grave de pneumopatia em estado avançado e comorbidades de diabetes mellitus. Infelizmente, mesmo diante de todos os procedimentos realizados para estabilizá-la, ela teve picos de piora e evoluiu para óbito por volta das sete e meia da manhã desta segunda-feira.” Detalhou
ARIQUEMES SEM ÓBITOS
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (SEMSAU) no dia 10 de maio, o município tem 32 casos de COVID-19 em tratamento, 82 aguardam resultado de exame, 93 pessoas já foram curadas e nenhuma morte registrada. O óbito da idosa será contabilizado no boletim de Guajará - Mirim, cidade onde ela morava.
Presidente do Cidadania em Rondônia testou positivo para Covid-19 e denuncia falha em Call Center da Sesau
Antes de ser infectado eu já tinha feito denúncia a órgão competente sobre a precariedade desse atendimento por telefone”, reclamou Vinícius
Empresa diz que entrega os testes para Covid-19 em Porto Velho até quarta-feira, depende da Anvisa
Os Kits ainda aguardam publicação de autorização da Anvisa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook