Pacientes com câncer podem ter isenção de IPI na compra de carros novos
Proposta altera lei de 1995 e estende benefício que já existe para taxistas, pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista

Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos para pessoas com diagnóstico de câncer está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 200/25 tem o objetivo de auxiliar pacientes que enfrentam altos custos durante o tratamento da doença.
Segundo a autora do projeto, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a iniciativa ajuda a amenizar o impacto financeiro que pacientes com câncer enfrentam. “Muitas vezes, os tratamentos não são totalmente cobertos por planos de saúde ou pelo sistema público, o que gera uma carga financeira significativa para o paciente e sua família", justifica a parlamentar.
Alteração de lei
O PL altera a Lei 8.989/95, que já isenta o valor do IPI dos veículos para taxistas, pessoas com deficiência e indivíduos com transtorno do espectro autista. Se o projeto virar lei, a isenção do imposto valerá por cinco anos para pacientes oncológicos.
O texto ainda vai passar por análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para, então, ir a plenário na Câmara e no Senado Federal.
Gleisi Hoffmann tem agenda de reuniões com líderes do Congresso
Ministra discute dinâmicas da articulação política do governo
À Comissão de Saúde, Sesau confirma estudos para compra de hospital particular e desativação do João Paulo II
Gestor da pasta e equipe técnica foram ouvidos nesta terça-feira
Presidente do COSEMS-RO reúne parlamentares, prefeitos e técnicos para debater desafios da saúde nos 52 municípios
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecimento da Atenção Primária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook