Pacientes devem manter informações do Cartão do SUS atualizadas
Todas as informações relacionadas à saúde do usuário são armazenadas e unificadas
Cartão do SUS deve ter informações atualizadas
O Cartão do SUS, documento de identidade do paciente no Sistema Único de Saúde, garante o acesso aos serviços oferecidos pela rede de saúde municipal e estadual. Entretanto, precisa ser atualizado para possibilitar que o atendimento seja rápido e eficaz.
“O cidadão com o cartão SUS tem uma maior tranquilidade e agilidade nos atendimentos médicos e procedimentos”, explica Chirley Almeida, gerente de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Por meio do Cartão do SUS, toda informação de saúde é armazenada e unificada em um documento, dando facilidade de acesso ao histórico do paciente, seja em procedimentos especializados ou em unidades básicas de saúde.
"É importante destacar que, os dados do Cartão do SUS devem ser constantemente atualizados, como endereço e telefone, por exemplo”, explica Kaio Henrique, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Semusa.
Essa atualização permite ao sistema de saúde do município facilidade de contato pela regulação e pelos agentes de saúde, quando necessário.
ONDE PROCURARCartão facilita acesso aos serviços de saúde
O cidadão consegue emitir o cartão ou atualizar seus dados nas Unidades Básicas de Saúde. Basta procurar a unidade mais próxima portando RG, CPF e comprovante de residência. Para crianças que ainda não possuem carteira de identidade, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento.
Com o cartão em mãos, o cidadão tem facilidade no acesso à vacinação, regulação de consultas e exames, atendimento nas unidades de saúde, pronto atendimento e ao aplicativo Conect SUS.
Com os dados atualizados, a Regulação de Porto Velho consegue contato facilmente com os pacientes para informar sobre agendamentos e informações gerais. Devido à falta de atualização, o contato é prejudicado, impedindo a autorização das consultas e exames agendados.
Com o Cartão Nacional de Saúde o cidadão é identificado através de uma numeração nacional. Todos os atendimentos realizados são registrados e vinculados a este número. O documento é válido em todo o território brasileiro.
Texto: Pedro Bentes
Fotos: Emílio Tiago e SMC
Programa da Prefeitura limpa e urbaniza margens de canais na capital
Atenção às áreas de proteção permanente inclui educação ambiental e combate a invasões
Entenda mais sobre concurso militar
Quem tem como objetivo seguir carreira na aeronáutica, uma ótima opção é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr)
STF julga inconstitucional prerrogativa de foro de defensor público e delegado-geral em SP
O entendimento adotado é de que os estados não podem ampliar a prerrogativa de foro para autoridades diversas daquelas listadas na Constituição Federal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook