Padre Enzo, da Associação São Tiago Maior, recebe título de Cidadão Honorário pela Alero

Honraria foi resgatada pela deputada estadual Ieda Chaves após 16 anos

Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar Foto: Rafael Oliveira / Secom Alero
Publicada em 16 de junho de 2023 às 10:35
Padre Enzo, da Associação São Tiago Maior, recebe título de Cidadão Honorário pela Alero

Em Sessão Solene comemorativa nesta quinta-feira (15), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) efetivou a outorga de Título Honorífico de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao Innocenzo Mángano, conhecido como Padre Enzo. A honraria foi concedida pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), após aprovação por unanimidade do Requerimento 231/2023.

A ação faz-se necessário a justa homenagem por tudo que representa para Rondônia e, principalmente, por sua dedicação a Porto Velho. De acordo com a parlamentar proponente, não é algo feito simplesmente por ação social, mas uma missão. “Padre Enzo levou isso realmente ao pé da letra e ouviu o chamado de Deus e respondeu e vem cumprindo isso maravilhosamente bem. Que sorte a nossa que nos escolheu para estar ajudando a transformar a vida de tantas pessoas”, destacou Ieda Chaves.

Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), é justo a homenagem para ele, um ser humano iluminado, extraordinário, que dedicou boa parte de sua vida, seus esforços a construir uma obra que será eternizada na Amazônia e ainda nos primórdios da criação da capital rondoniense.

“Ele escolheu a zona Leste, uma área que abriga quase 300 mil pessoas. Naquele local, à época, era muito diferente do que é hoje. A obra de Padre Enzo vem crescendo a cada dia, pois ele dedicou a sua vida a cuidar de pessoas, na formação de profissionais dentro de diversas áreas e fomentando a geração de emprego e renda às pessoas”, observou Chaves ao parabenizar e agradecer o trabalho e dedicação na escola desta terra para fazer missão.

Reconhecimento

Para o vice-cônsul da Itália, Cláudio Guastella, falar de Padre Enzo é falar de uma história de amor, afinal há 34 anos veio ao Brasil para uma missão e, 17 anos depois, foi solicitado o retorno à Itália por necessidade da Igreja local. “Ele deixou o seu coração aqui e, pediu por muitas vezes o retorno por sentir que o seu ‘povo’ estava precisando de seu apoio no cuidado com a Associação São Tiago Maior, no qual foi fundador, para continuar a sua obra. Por isso, muito obrigado e, estamos aqui, tentando fazer da nossa Porto Velho, Rondônia, um lugar melhor”, disse.

Agradecimento

Ao fazer uso da palavra, Padre Enzo disse que a honraria chegou um pouco atrasada, ou seja, após 16 anos da apresentação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 234/2007, de autoria coletiva dos deputados Alex Testoni e Ribamar Araújo. “Como escrito na placa de honra, foi ‘ressuscitada’ pela deputada Ieda algo que estava ‘sepultado’, mas não por vaidade. Estou aproveitando desta homenagem, que não é para o Padre Enzo. Eu sou ninguém sem o povo e aqui é a casa do povo, o mais importante e que é soberano”, disse o homenageado.

Padre Enzo disse ainda que quando questionado sobre a coisa mais importante que já fez por Rondônia, ele responde que “ainda tenho que fazê-la”. “Por este motivo, mais uma vez, obrigado a Deus, ao povo, aos deputados e principalmente a deputada Ieda por este momento”, acrescentou.

Por fim, Ieda Chaves fez o uso da palavra para reiterar o compromisso do novo Cidadão Honorário com o bem-estar dos outros e pelo exemplo de vida, inspiração e luta por um mundo cada vez melhor. “Ao longo dos anos, sabemos que as suas ações têm feito a diferença na nossa comunidade.  Além disso, com suportes importantes às pessoas, viabilizando a inclusão social dos menos privilegiados, entre outros. Lembro que sua mensagem de amor e de respeito fica na mente e nos corações de todos que tiveram e tem a chance de conhece-lo”, enfatizou a deputada estadual.

Minibio

Padre Enzo, um sacerdote italiano, chegou ao Brasil em 1989 e enfrentou desafios ao se adaptar à região amazônica. Iniciou seu trabalho na Paróquia São Cristóvão e posteriormente se tornou pároco, atendendo também a Comunidade Santíssima Trindade. Reabriu o Seminário Maior João XXIII e formou diversas comunidades eclesiais de base. Além disso, liderou grupos, movimentos e pastorais, e realizou obras como o Centro Comunitário Juvenil, escolas, banda musical, grupo de teatro e Cáritas Paroquial. Após 17 anos na Paróquia São Tiago Maior, ele se tornou pároco na Paróquia de São João Bosco até 2007. Ele fundou a Associação São Tiago Maior Apóstolo em 2006, impulsionando uma série de obras sociais e projetos, incluindo escolas, museu, ambulatório, padaria, centro de artesanato, banda de música, biblioteca, eventos culturais, entre outros. Além disso, realizou ações durante a pandemia, como distribuição de alimentos. Sua história e dedicação em prol da população de Rondônia são inquestionáveis.

Registros

A cerimônia contou ainda com a presença de Leonilson de Souza Félix, presidente da Associação São Tiago Maior; Eduardo Bertoletti (Republicanos), prefeito de Primavera de Rondônia; Claudi Rocha, secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Claudi Rocha; lideranças religiosas, colaboradores e convidados.

Clique aqui e confira as fotos da solenidade

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook