PAF Jequitibá e a sustentabilidade
O referido PAF-Jequitibá, acima citado é um projeto de assentamento do Governo Federal, cujo o mesmo não atingiu seu objetivo principal, tornando inviável a sua existência
Eva Lidia Advogada da Associação APRUCAJÀ em Candeias do JAMARI
O Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá, localizado na gleba Jacundá, no distrito de Vila Samuel, no município de Candeias do Jamari, no estado de Rondônia, é um projeto que contemplou 591 famílias com o objetivo de desenvolver atividades florestais, buscando manter o tripé da sustentabilidade, socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta.
Contudo, o referido PAF-Jequitibá, acima citado é um projeto de assentamento do Governo Federal, cujo o mesmo não atingiu seu objetivo principal, tornando inviável a sua existência.
Todavia, após 15 anos o que se extrai é o total fracasso do mesmo, por negligência dos próprios órgãos que não cumpriram com suas obrigações firmadas no Termo de Ajuste de Conduta-TAC, onde deveriam treinar, investir, orientar para a sustentabilidade daqueles assentados.
No entanto, e descaso e a falta de assistência aos assentados, os levaram a fazer o uso da terra naquilo que de fato tem conhecimentos em comuns, qual seja, a atividade agropecuária. Atualmente, aquela comunidade busca incansavelmente, regularizar suas atividade, hoje considerada como irregular em razão do “perfil” que exige o Jequitibá.
Diante disso, com a possibilidade de incluir a área do PAF-Jequitibá, Rio Verde, Jacundá e adjacências no Projeto de Alteração do Zoneamento, está sendo realizado um levantamento sócio econômico historicamente, com objetivo de justificar a atual realidade.
Com a alteração do Zoneamento que terá sua aprovação na assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, haverá justiça àquela comunidade que está há décadas fora da inclusão social.
Silvio Ricardo Lima Silva, Economista e Assentado no PAF Jequitibá
Fotos da comunidade - PAF
1Eva Lidia Advogada da Associação APRUCAJÀ em Candeias do JAMARI e Silvio Ricardo Lima Silva, Economista e Assentado no PAF Jequitibá
Chegou a oportunidade que você esperava para morar bem
O empreendimento Torres de Itália traz uma versão moderna do sucesso de vendas SBS Torres de Espanha, com varanda gourmet e uma ampla área de lazer.
Governo estuda resgatar feira agropecuária de Porto Velho
Governo estuda outros resgates culturais, entre eles, a feira agropecuária de Porto Velho e o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE: Processos individuais continuam sendo recusados pela Justiça
Os servidores interessados em pleitear esse direito deverão participar da ação coletiva ajuizada pelo Sintero
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook