Painel digital interativo vai ser disponibilizado para pesquisa de dados estatísticos sobre o Estado na Rondônia Rural Show
O totem interativo instalado no estande da Sepog vai fornecer informações instantâneas ao público durante a RSS Internacional
Página inicial é a mesma do Portal do Observatório e o usuário deve utilizar a tela sensível ao toque para selecionar menu desejado
Quais produtos agrícolas são destaque na produção em Rondônia?; Quais os principais produtos importados por setor do Estado?; Qual o perfil de investimento de cada município?”. As respostas para estas e outras perguntas relacionadas a diversas áreas em Rondônia, podem ser obtidas no Portal do Observatório do Desenvolvimento Regional disponível no site http://observatorio.sepog.ro.gov.br/panorama e que estará com o acesso ampliado em um painel interativo durante a 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, realizada em Ji-Paraná, de 23 a 28 deste mês.
Aba panorama traz diversas informações sobre o Estado
O totem interativo com a ferramenta touch screen (tela sensível ao toque) estará localizado no espaço da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, órgão responsável pela consolidação dos dados oriundos de diversas instituições oficiais de pesquisa. O objetivo será fornecer informações instantâneas aos mais diversos tipos de públicos, presentes na feira e também ampliar a utilização da plataforma no dia-a-dia pela população.
“As informações podem ser utilizadas por estudantes para subsidiar pesquisas, gestores para auxiliar na tomada de decisões, empresários para diagnosticar cenários de investimentos, técnicos para elaboração de projetos, jornalistas para produção de textos, enfim, a plataforma atende aos mais diversos tipos de público”, destacou a secretária da Sepog, Beatriz Mendes.
Apesar da utilização do painel ser intuitivo, conduzindo o usuário para os próximos passos conforme a pesquisa que deseja realizar, a equipe da Sepog estará presente para orientar o manuseio e tirar as eventuais dúvidas sobre a utilização da plataforma no local.
Menu painéis do Portal do Observatório
O técnico do Observatório do Desenvolvimento Regional, Caio Rennê, explica que a página inicial do totem é a mesma do Portal do Observatório e que para iniciar a busca por informações o usuário deve utilizar a tela para selecionar o menu que for do seu interesse.
DADOS ESTATÍSTICOS
Entre as opções disponíveis aos usuários na página inicial está o ‘Panorama’, que possibilita a busca por informações relacionadas a questões sociais, demográfica, educação, economia, agropecuária e infraestrutura.
Já no menu ‘Painéis’, o usuário vai encontrar informações sobre acidentes de trânsito, orçamento público, segurança pública, empresas e negócios, licitações, além de um painel integrado com uma análise criminal.
Dados sobre o perfil do Estado e dos municípios; Estudos sobre os dados produzidos; publicações gerais de dados; entre outras guias, também fazem parte das opções da página inicial do Portal do Observatório. “É válido reiterar que o painel disponibilizado durante a feira é uma alternativa para ampliar a divulgação do acesso ao portal, que fornece dados atualizados e trabalhados de forma adequada gerando informações relevantes e gerenciais aos usuários que as necessitem”, destacou a secretaria.
OBSERVATÓRIO
Dados gerais dos municípios ficam na página inicial do Portal do Observatório
O Portal do Observatório foi lançado em Rondônia em 2016 e é uma multiplataforma georreferenciada destinada a receber, relacionar, organizar e distribuir dados geográficos e literais em ambiente único de modo a possibilitar a pesquisa, recuperação de informações e edição de dados.
A base para este trabalho está nos requisitos e funcionalidades preestabelecidas na ferramenta corporativa de monitoramento e gestão do Observatório. Entre suas funções também está oferecer suporte às decisões do Governo do Estado.
Em meio à crise, Flamengo encara Goiás neste sábado pelo Brasileiro
Duelo às 16h30 no Maracanã terá transmissão da Rádio Nacional
Justiça nega pedido e mantém julgamento de Flordelis em Niterói
Defesa alega que contato entre juíza e juri pode influenciar sentença
Entenda a diferença entre injúria racial e crime de racismo
"O crime de racismo é imprescritível e inafiançável”, diz OAB
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook