Palestra apresenta projeto turístico a representantes comunitários ligados ao fomento da cultura na capital
O objetivo da palestra é apresentar novas ferramentas aos líderes comunitários, a fim de gerar riqueza cultural, emprego e renda
Evento foi on-line com a finalidade de discutir alternativas que fomentem o setor
Com a finalidade de apresentar metodologias que fomentem a economia através do turismo de base comunitária, aconteceu na terça-feira (18), a palestra “Turismo de Base Comunitária na Ilha de Deus”.
Realizada de forma virtual, a palestra foi conduzida pelo empreendedor social, gestor de projetos e produtor cultural, Edy Rocha, diretamente de Recife-PE.
O Turismo de Base comunitária são ações ordenadas de forma estruturada que geram experiências aos turistas, agregando riqueza às viagens, além de gerar emprego e renda aos cidadãos.
Regiões como o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais; Alter do Chão, no Pará; Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo; e Ilha de Deus, no Recife; são exemplos de cidades que praticam o turismo de base comunitária.
Secretária da Semdestur falou da importância do evento
“Nós convidamos vários líderes comunitários dos distritos de Porto Velho e do interior de Rondônia para participar deste evento. Muitos deles já praticam o turismo de base comunitário, mas não sabem que estão praticando. Então, a palestra de hoje é justamente para isso, trazer experiências estimulando o uso de novas ferramentas a fim de continuar avançando e fortalecendo nossa identidade cultural”, explicou a diretora do departamento de Fomento ao Turismo da Semdestur e idealizadora da palestra, Tatiana Sadeck.
“Para o turista vir até a nossa região, ele precisará vivenciar as experiências do dia a dia da comunidade, da rotina, da dança, da culinária. E isso será muito importante pra a gente porque ajudará a fomentar o turismo de base em nossa cidade”, disse a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, durante a abertura da palestra.
A Fecomércio, através do presidente, Raniery Araújo Coelho, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, possibilitou que essa troca de experiência entre os participantes da palestra fosse possível.
A Fecomércio contribui ativamente com o desenvolvimento turístico e econômico de Porto Velho e do estado de Rondônia, e é um dos grandes colaboradores e incentivadores de projetos turísticos. A exemplo, temos o Porto Velho Sport Fishing, que transformou Porto Velho na capital brasileira da pesca esportiva.
O encontro virtual, apoiado pela Federação dos Comércios de Rondônia (Fecomércio), contou também com a presença de representantes comunitários ligados à cultura de diversas regiões de dentro e fora do estado de Rondônia.
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Carlos Sabino
Porto Velho recebe nova remessa de Coronavac para atender público que está com a segunda dose atrasada
Serão atendidas pessoas com a primeira aplicação até o dia 21 de abril
Rondônia recebe a 23ª remessa de vacina contra a covid-19; lote vai atender pessoas de 60 a 69 anos
As vacinas vão atender com a 2ª dose da AstraZeneca para pessoas de 60 a 69 anos, e todos os grupos que necessitam completar o esquema vacinal com a 2ª dose de CoronaVac
Covid-19: Rondônia com 222.676 casos e 5.527 mortes; Porto Velho registrou 8 mortes nas últimas 24h
Nesta terça-feira (18) foram registrados 29 óbitos por covid-19 no Estado, no entanto foram retirados três, em decorrência de duplicidade de notificações
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook