Palestra de Libras empolga estudantes durante visita ao estande da Assembleia na Rondônia Rural Show

Ministrada pelos servidores Cleidiane Segura e Vinicius Alan, a palestra divertiu e instruiu estudantes da rede pública de Ji-Paraná

Texto: Jocenir Sérgio Santanna I Secom ALE/RO Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Publicada em 23 de maio de 2023 às 16:53
Palestra de Libras empolga estudantes durante visita ao estande da Assembleia na Rondônia Rural Show

Dando sequência às atividades da Assembleia Legislativa de Rondônia na 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná, na manhã desta terça-feira (23) aconteceu uma palestra para estudantes de escolas públicas de Ji-Paraná, abordando a Língua Brasileira de Sinais. A palestra foi ministrada pelos servidores Cleidiane Segura e Vinicius Alan, que fazem parte da equipe de Libras do legislativo que acompanham as sessões, reuniões e atividades do dia a dia da Alero.

A abertura do evento foi feita pelo deputado estadual Ismael Crispin (PSB), que agradeceu a presença dos alunos de escolas de Ji-Paraná, destacando a oportunidade disponibilizada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, levando além da parte política, também a parte de educação e formação.

Na opinião de Crispin, a prestação de serviço à comunidade e a representatividade da população fazem parte das atividades do legislativo estadual que vai além da confecção de leis e fiscalização dos atos do executivo municipal. “Para a Assembleia Legislativa é um grande prazer ter vocês aqui neste espaço especial criado para receber a comunidade de Rondônia. Sejam todos bem-vindos, essa é a casa de vocês. Aproveitem a oportunidade para aprender essa forma maravilhosa de se expressar e se comunicar com a comunidade surda”, destacou o deputado aos alunos.

Durante a palestra, os professores ensinaram os passos básicos para se iniciar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), movimentando os estudantes, divertindo e instruindo para a inclusão social.
Além dos servidores que fazem a interpretação em tempo real das sessões e reuniões, a Assembleia mantém na Escola do Legislativo um curso especial de Língua Brasileira de Sinais, que dentre os mais de 20 cursos ministrados atualmente pela escola, tem sido o mais requisitado nos últimos anos, formando novos intérpretes libras, que têm sido disseminadores da linguagem entre outros grupos de falantes.

A decisão para realização da sessão Itinerante Extraordinária da Alero foi confirmada no dia 4 de abril, por meio do Projeto de Resolução 535/2023, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 10ª edição do Rondônia Rural Show Internacional. A ação tem o objetivo de ampliar os debates e as discussões com o intuito de firmar um espaço direto da comunidade com o Parlamento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook